Imprimir

Imprimir Notícia

12/08/2019 às 11:21 | Atualizada: 12/08/2019 às 12:00

​Viatura para combate a incêndios em prédios está parada há dois meses em Cuiabá

Iury Lupaudi

O Corpo de Bombeiros de Cuiabá está com problemas na viatura que atende possíveis resgates em prédios. 

Isso porque o caminhão, que conta com uma escada móvel Magirus e atinge 60 metros de altura, está sem condições de uso, devido a problemas no cabo de aço que ergue a escada.

O veículo foi adquirido em 2009 e custou mais de R$ 7 milhões (sete milhões de reais) aos cofres públicos.


O Corpo de Bombeiros informou que solicitou a manutenção do cabo de aço assim que ele apresentou problemas, mas, até o momento, não há previsão para que ela aconteça. 

A viatura está estacionada na garagem do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, no bairro Verdão, e um cartaz foi anexado no vidro da porta informando que o caminhão não deve ser utilizado.

Outro lado

Em nota, o Corpo de Bombeiros alega que o conserto não foi feito, pois o contrato com a empresa de manutenção está suspenso por atrasos de pagamento, mas que já está em tramitação para quitação dos débitos.  Ela informa que no estado há três viaturas com escada Magirus, uma em Rondonópolis e duas em Cuiabá. Porém, segundo informações, o outro veículo 'apto' é da década de 80 e só atinge 30 metros, ao contrário do veículo quebrado, que atinge 60 metros. Em nota, eles garantem que o Corpo de Bombeiros está apto para realizar salvamento em altura utilizando outras técnicas, como helicóptero e rapel.

Na foto abaixo vocês podem ver o caminhão (mais novo), que está inoperante, e ao lado, o mais antigo (década de 80), que, segundo a instituição, está apto. 

 
 Imprimir