Imprimir

Imprimir Notícia

13/08/2019 às 15:15

Cuiabá Lab 300 une capital criativo tecnológico à revitalização do Centro Histórico

Leiagora

Devolver à vida o Centro Histórico da Capital é um dos grandes entraves da gestão pública. Perdendo seu movimento a partir das 18h, o local fica à mercê do abandono, se transformando em uma área de risco à segurança da população. E pensando em redefinir essa atual realidade, o vice-prefeito Niuan Ribeiro, em parceria com o grupo empreendedor Células Lab, desenvolveu um projeto que visa unir o capital criativo tecnológico existente em Cuiabá à prerrogativa de revitalização da região central. Inovadora e vanguardista, a iniciativa Cuiabá Lab 300 visa trazer soluções aos problemas vigentes e do futuro do nosso município, unindo intelectuais que trabalham com web e mídias criativas em um espaço de desenvolvimento de ideias, projetos e ferramentas digitais, que será instalado no centro da cidade.

"Cuiabá precisa desenvolver sua própria identidade como um município que produz soluções e mudanças significativas. Nossa cidade precisa ser vista para além de suas limitações atuais, que a enxergam como um cidade acesso à serviços e ao interior, onde a nossa força do agronegócio se encontra. Aqui temos grandes pólos universitários, que contam com um potencial intelectual enorme e que precisa ser aproveitado. E como uma Capital que cresce vertiginosamente, seus problemas também acabam - naturalmente - caminhando nessa direção. E é com essa mentalidade de produzir respostas para esses problemas sociais, como mobilidade urbana e qualidade dos serviços essenciais como saúde básica, que desenvolvemos o Cuiabá Lab 300, que será um laboratório destinado à criação de soluções urbanas, a partir da tecnologia. Com o apoio do poder público, profissionais inventivos e que possuem habilidades com programação e ferramentas digitais poderão desenvolver projetos disruptivos, que visam redefinir a nossa cidade e a forma como vivemos nela", afirmou Niuan Ribeiro, vice-prefeito de Cuiabá.

Um dos grandes objetivos do Cuiabá Lab 300 é justamente apoiar e dar subsídios para startups. Essas empresas emergentes operam com o objetivo de desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, tendo como seu fundamento a base tecnológica. Nesta iniciativa, promover mudanças sócio culturais é a força motriz, à medida que ainda fomenta o empreendedorismo, buscando melhorias para a prestação do serviço público por meio de ferramentas de alta tecnologia, tanto por sistemas, bem como por aplicativos. De maneira simples, a premissa fundamental é otimizar o trabalho ofertado ao cidadão, da coleta de resíduos sólidos à mobilidade urbana. E com a instalação desse laboratório na região central - funcionando até às 00h, a expectativa é de que o próprio centro comece se adaptar, com o comércio ganhado vida após às 18h, uma vez que um novo fluxo de público passa a circular no local no período noturno.

Para Washington Silva, entusiasta de tecnologia e um dos envolvidos no projeto, a criação deste espaço contemporâneo - que será conduzido de maneira ordenada e planejada - vai contribuir para a reconfiguração do Centro Histórico, conforme une o futuro de Cuiabá à sua história e seu belo passado. "Ao trazermos o Cuiabá Lab 300 para o seu Centro Histórico, estamos trazendo uma nova vida à região, gerando novos setores da economia, produzindo um impacto positivo. Essa mesma didática transformadora foi usada em Recife para devolver o vigor à área central, usando a tecnologia como fundamento nesse processo, e os resultados são surpreendentes. Algo novo renasceu na cidade, que está se desenvolvendo de maneira mais madura, pensando em seu próprio futuro de maneira mais revolucionária. É exatamente isso que precisamos fazer em nossa terra, planejando os seus próximos 300 anos”, concluiu Washington.

O Cuiabá Lab 300 vai contar com 200 m²   de vão livre e mais 40  m²   de depósito. O espaço terá 50 postos de trabalho, com a possibilidade de realização de eventos para até 150 pessoas. A área ainda contará com estrutura climatizada, TV e datashow. O projeto ainda será apresentado ao prefeito Emanuel Pinheiro pelo vice Niuan Ribeiro.
Da assessoria 
 
 Imprimir