Imprimir

Imprimir Notícia

13/08/2019 às 15:41

Primeiro curso de formação de candidatos da história de Cuiabá começa nesse sábado

Leiagora

No próximo sábado (17/8) acontece o 1º encontro do PROTAGONIZE, o 1º curso de formação de candidatos da história de Cuiabá. Durante o dia todo, especialistas e políticos que são cases de sucesso vão se revezar no palco do auditório da Fecomércio, preparando os mais de 100 pré-candidatos a vereador selecionados por processo seletivo para o programa, que é gratuito e está sendo realizado com doações de diversos cidadãos e empresários cuiabanos.

As palestras do dia serão com Soninha Francine, vereadora, duas vezes candidata a prefeita de São Paulo, ex-VJ da MTV e comentarista esportiva; Caio Cunha, reeleito vereador mais votado de Mogi das Cruzes-SP e de todo o Alto Tietê, que engloba 10 municípios; Lenine Póvoas, ex-Procurador Geral da Câmara de Cuiabá e especialista em direito eleitoral; e Dino Gueno, que é consultor de marketing, palestrante e professor de pós-graduação na ESPM.

O desafio deles será falar para uma plateia nada homogênea: os selecionados são 70% homens e 30% mulheres, 25% tem nível superior incompleto e 55% são graduados e pós graduados - dos quais 6 são mestres e 4 são doutores. Enquanto 20% já foram candidatos e 30% lideram causas ou associações, 55% nunca ocuparam cargo público e nem são filiados a partidos - e o restante está filiado em 27 siglas, incluindo PT, PDT, Rede, Podemos, Cidadania, NOVO e PSL.

Segundo o vereador Felipe Wellaton (PV), organizador do evento, essa mescla era justamente a proposta do programa: “Se o povo cuiabano e suas particularidades não são representadas na Câmara, então a democracia não está funcionando.” Questionado se questões ideológicas podem ser um problema, Wellaton enfatizou: “Pelo contrário, será uma escola! Dialogar não significa concordar, mas sem diálogo não há política. Estarei lá para aprender, também.”

O conteúdo programático do curso prevê encontros até dezembro de 2019, com palestras de 12 jovens vereadores, deputados e ex-deputados do Amazonas, São Paulo, Santa Catarina, Paraíba, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, além de especialistas em gestão do tempo, planejamento estratégico, tecnologia, direito eleitoral, processo legislativo, orçamento público e marketing - que terá, dentre os palestrantes, o ex-senador e radialista Antero Paes de Barros.

“Nenhum dos palestrantes cobrou pela participação - nem a psicóloga Luciana Hamaoui, que irá realizar dinâmicas com os participantes em todos os encontros. É uma união de forças pelo bem comum, por uma política que represente o povo”, ressalta Wellaton, que deu a deixa: “os patrocinadores, inclusive, também são pessoas que querem que seus representantes sejam mais preparados e esclarecidos – e quem quiser apoiar o projeto será muito bem vindo!”
Direto da assessoria 
 
 Imprimir