Imprimir

Imprimir Notícia

15/08/2019 às 11:21 | Atualizada: 15/08/2019 às 11:36

Abílio pede a cassação de 'colega' por agressão

Luana Valentim

O vereador Abilio Brunini (PSC) entrou com uma representação contra o seu colega de Parlamento, Renivaldo Nascimento (PSDB), pedindo a cassação do seu mandato por atos atentatórios ao decoro parlamentar, alegando que, de forma decorrente, o tucano vem extrapolando sua conduta em Plenário com agressões verbais e físicas a seus colegas.

Abílio destacou na representação que, no dia 16 de março de 2018, Renivaldo ofendeu e ameaçou o vereador Felipe Wellaton (PV) durante a sessão que tratava da Comissão Parlamentar de Inquérito do Paletó. O tucano teria perdido o controle em Plenário e partido para cima do seu colega.

“Renivaldo, inclusive, tentou tomar o celular das mãos de Wellaton, que filmava sua bancada, ofendeu e ameaçou o parlamentar. Ao ser informado sobre a acusação de quebra de decoro, Renivaldo, irritado, usou a tribuna para se defender e ameaçar o colega”, diz trecho da representação.

Na tribuna, Renivaldo negou a quebra de decoro e disse que fica revoltado de ver um cidadão eleito pelo povo não mostrar a que veio na Casa, a ‘não ser para chorar e fazer tipo’. “Não vai pisar na minha cabeça aqui não. Pode ter certeza. Vou te colocar no seu lugar”.

Outra acusação contra Renivaldo é a ameaça feita a seu colega Ricardo Saad (PSDB), após assinar a CPI da Saúde. Ele disparou ofensas e xingamentos contra Saad.

Abilio ressaltou a agressão física que o vereador Dilemário Alencar (Prós) sofreu por parte de Renivaldo em dezembro de 2018, na sala da presidência. O tucano desferiu um soco no peito de seu colega. O fato foi testemunhado por diversos parlamentares.

Também lembrou das diversas ameaças e agressões sofridas por Renivaldo, que já bateu em sua mão repetidas vezes e o chamou à antessala para um confronto físico.

“Ora excelência, é o poste mijando no cachorro, é a mais pura inversão de valores. Desta forma, seria melhor rasgar o Código de Ética de Decoro Parlamentar desta Casa de Leis, ou se criar um artigo que crie uma excludente de ilicitude caso seja o transgressor o senhor Renivaldo Nascimento”, disse na representação.

Ao final, Abílio pediu que a representação seja lida em Plenário e que Renivaldo apresente defesa prévia por escrito em 10 dias. Após, a Comissão de Ética processante emita um parecer dentro de cinco dias a respeito da denúncia.
 
 Imprimir