Imprimir

Imprimir Notícia

15/08/2019 às 14:10

Cuiabá recebe palestra e oficina fotográfica com presença de vários profissionais

Leiagora

Cuiabá, em Mato Grosso, receberá uma programação especial de fotografia. Os profissionais José Medeiros e Sérgio Ranalli vão realizar nos dias 16 e 17 de agosto palestra e oficina fotográfica, atividades que fazem parte da 13ª edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo. As ações gratuitas serão realizadas no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (MISC), no mesmo período da Semana do Patrimônio Histórico pelos 300 anos de Cuiabá.

A palestra e a oficina, ministradas pelos dois fotógrafos juntos, serão formadas por discussões e atividades sobre construção documental, vertente da fotografia que explora de forma aprofundada uma cultura, ambiente, pessoas ou posições históricas, por exemplo. 

Sul-mato-grossense, José Medeiros começou a fotografar aos 16 anos e sempre demonstrou profundo interesse na cultura popular brasileira. Sua missão fotográfica e antropológica, marcada sempre pela postura questionadora e polêmica, convida a refletir sobre as questões existenciais humanas. Tem publicações em jornais, sites, revistas e é vencedor de diversos prêmios, além de realizar mostras nacionais e internacionais. Em 2014 publicou o livro O Pantanal de José Medeiros. Três anos depois, foi a vez de Andanças: Reportagens pelos confins de Mato Grosso.

Já o paranaense Sérgio Ranalli foi o vencedor do 12º Prêmio New Holland de Fotojornalismo. Fotógrafo desde 1998, é formado em Jornalismo e já venceu o prêmio Porto Seguro Fotografia, hoje chamado de Prêmio Brasil, e foi finalista do Prêmio Conrado Wessel. Também conquistou o primeiro lugar no Prêmio Fiep de Jornalismo, categoria Fotojornalismo, e participou de exposições em diversos países da América Latina e na sede da Unesco, em Paris. No Brasil fez quatro exposições individuais: “Áfricas Invisíveis” (Brasília), “Retratos do Haiti” (São Paulo); “Fronteira Invisível” (Londrina); e “Cores da Solidão” (São Paulo).

A exposição itinerante do 13º Prêmio New Holland de Fotojornalismo está presente no MISC. Aberta desde o dia 13 de junho, a mostra é gratuita e vai até 26 de agosto. Essa edição do Prêmio, que reuniu as melhores fotografias do campo da América do Sul, recebeu 3.040 imagens inscritas. Ele é um projeto cultural realizado pela Mano a Mano Projetos, apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e patrocinado pela New Holland e Banco CNH Industrial. A exposição itinerante conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e do MISC de Cuiabá.

Para se inscrever, clique AQUI . Vagas limitadas.

Serviço
13º Prêmio New Holland de Fotojornalismo
Palestra documental
Quando: 16 de agosto (sexta-feira)
Horário: 19h
Onde: MISC
Rua Voluntários da Pátria, 79, esquina com 7 de Setembro, Centro, Cuiabá (MT)
Gratuito

Oficina fotográfica
Quando: 17 de agosto (sábado)
Horário: 9h
Onde: MISC
Gratuito

 
Com informações da assessoria de imprensa 
 
 Imprimir