Imprimir

Imprimir Notícia

15/08/2019 às 18:26 | Atualizada: 15/08/2019 às 18:32

Medeiros solicita envio de sementes da Floresta Amazônica à Europa

Leiagora

O deputado federal por Mato Grosso e líder do Governo de Jair Bolsonaro na Câmara, José Medeiros (Pode), apresentou uma indicação à Presidência da República, nesta segunda-feira (12), que beneficiará o meio ambiente. Mediante as manifestações frenéticas de líderes mundiais quanto a uma preocupação com a preservação da Floresta Amazônica, o parlamentar sugeriu ao Planalto a execução de um plano autorizativo para que sejam enviadas estoques de sementes de árvores amazônicas para a Europa.

O intuito, segundo o parlamentar, é a execução de um projeto amplo de reflorestamento mundial. “É salutar que os países europeus tenham esse senso coletivo tão aguçado que se permitam desfocar das questões prioritárias individuais para voltar seus olhos para a política ambiental do Brasil. Então, sugiro uma corrente em prol do reflorestamento com participação do Brasil no envio de sementes para a Noruega, Alemanha e Franca. Esperamos que eles consigam fazer a reposição pelo menos de parte das florestas que destruíram em seus territórios para alcançarem o desenvolvimento atual”, justificou.

A ação de Medeiros ocorre depois de críticas recentes, como a da ministra do Meio Ambiente da Alemanha, Svenja Schulze, que questionou a política ambiental brasileira. “A política do governo brasileiro para a Amazônia gera dúvidas sobre a continuação de uma redução sustentável do índice de desmatamento”.
Outro ponto que também causou divergência, desta vez com o ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Ola Elvestuen, foi quanto à utilização do Fundo da Amazônia. Para o deputado José Medeiros, a preocupação seletiva dos representantes de alguns países causa estranheza.
 
“De repente a Marina Silva e outros ativistas locais, por algum motivo, ficaram encantados ao ouvirem o discurso desse pessoal. É importante ressaltar, que o atual governo brasileiro já mostrou que tem como norte de suas decisões unicamente o interesse nacional. Creio que a ideia das sementes é a oportunidade para que eles (europeus) consigam demonstrar ao mundo a preocupação planetária com o meio ambiente. A Noruega tem condições de fazer mais pelo meio ambiente e esperamos isso dela assim que as sementes forem enviadas. Só não enviamos para o Vaticano também porque só possuem uma área 44 hectares. Seria exigir demais e temos bom senso em relação a isso”, disse Medeiros.
Direto da assessoria 
 
 Imprimir