Imprimir

Imprimir Notícia

16/08/2019 às 08:42

Palestras sobre arquitetura e urbanismo celebram o Dia Nacional do Patrimônio Público no Palácio da Instrução

Leiagora

Neste sábado (17.08) comemora-se o Dia Nacional do Patrimônio Público. Aproveitando a data especial, como parte da programação que celebra os 25 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso, o evento Urbanismo Tático e Centro Antigo de Cuiabá.

As atividades começam nesta sexta-feira (16), a partir das 19h, no Palácio da Instrução com a palestra sobre práticas sociais e apropriações coletivas, intitulada Microintervenções Urbanas, com o professor doutor em arquitetura e urbanismo pela FAU/Makenzie, Lincoln Paiva.

No sábado e domingo (17 e 18.08), a partir das 8h, também no Palácio da Instrução, Intervenção Urbana/ Walking Art com experiências práticas para construção de lugares. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

As inscrições são online e podem ser realizadas pelo site www.abre.ai/urbanismotaticocuiaba.

Serviço

Tema: Palestras sobre arquitetura e urbanismo celebram o Dia Nacional do Patrimônio Público

Inscrições: www.abre.ai/urbanismotaticocuiaba.

Programação

Palestra: MICROINTERVENÇÕES URBANAS - Práticas sociais e apropriações coletivas
Data: 16 de Agosto de 2019 (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Palácio da Instrução

OFICINA: Experiência prática de construção de lugares
Data: 17 de Agosto de 2019 (sábado) 
Horário e Local: manhã e tarde - Palácio do Comércio
Domingo: 18 de Agosto de 2019 (Domingo)
Horário e Local: manhã  e tarde - Palácio da Instrução
Obs: somente os inscritos participarão das oficinas e caso tenham presenciado a palestra.
Oficina com VAGAS LIMITADAS

---------------------------------

MICROINTERVENÇÕES URBANAS
Práticas sociais e apropriações coletivas
Conteúdo:  Trajetória profissional no âmbito da  pesquisa sobre microurbanismo  tático ao planejamento de cidades caminháveis . A importância de iniciativas Bottom-up na configuração da paisagem urbana.
---------------------------------
Workshop 
Experiência prática de construção de lugares
Discutiremos Intervenções Urbanas a partir da discussão do Urbanismo Tático (Palestra Sexta) e também da Walking Art,  surgiu na virada do século XX  em Paris, para discutir os limites entre a  arte,  arquitetura e urbanismo. Os espaços físicos e as formas que delineavam  o estudo  do conceito de não lugares, a sintetização de um olhar para os lugares banais na observação crítica do território sob o ponto de vista do caminhante expectador e do caminhante que participa do meio ambiente vivo à sua volta. A exploração do inconsciente da cidade que habita nos espaços públicos, uma análise das  questões mais subjetivas do lugar que impactam a vida das pessoas, bem como a dialética do visível e do invisível. O caminhar na cidade  constitui mais do que nunca uma metodologia importante para os nossos dias porque   permite-nos uma convergência inspiradora entre teoria e prática, revelando um interessante diálogo e intercâmbio entre arte, arquitetura, estudos urbanos, sustentabilidade, ecologia e tecnologia. Andar a pé, com uma perspectiva holística que  revela as múltiplas camadas de experiência na relação entre pessoas e lugares.

---------------------------------

O Palácio da Instrução é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizado na rua Antônio Maria, nº 251, Praça da República, Centro de Cuiabá. Para mais informações sobre o evento, entre em contato pelos telefones (65) 3613-9240/9230.
 Direto da redação, ​Protásio de Morais | Secom/MT 
 
 Imprimir