Imprimir

Imprimir Notícia

17/08/2019 às 08:48

Mendes sobre empréstimo: 'Mato Grosso sofrerá duramente com pagamento de dívida'

Luana Valentim

O governador Mauro Mendes (DEM) disse que não há dinheiro em caixa para quitar a parcela de setembro da dívida com o Bank of America. Caso o empréstimo de U$ 250 milhões com o Banco Mundial não seja aprovado a tempo, o democrata ressaltou que isso causará um gigante transtorno nas contas públicas de Mato Grosso.

Mendes informou em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (15), que tem ocorrido uma série de problemas no Estado por conta do descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Isso nos impediu quase 30 dias de avançar até que conseguimos uma liminar com a ministra do STF, Rosa Weber. Depois apareceu um outro obstáculo referente a uma dívida de 30 anos com a Sanemat, mas conseguimos vencê-lo".

O governador ainda destacou que, na sexta-feira da semana passada, finalzinho de expediente, apareceu um novo obstáculo para a aprovação do  empréstimo onde Mato Grosso descumpriu o contrato que assinou com a União, para reperfilhamento da divida, pois foi feito um acordo fiscal em 2017 e o Estado tinha metas a cumprir em 2018.

Porém, essas metas não foram cumpridas e a Secretaria do Tesouro Nacional barrou novamente o empréstimo.

"Isso é um motivo claro na legislação para impedir que a STN devolva o aval em Mato Grosso. Fui para lá na terça-feira, falei com o secretário pessoalmente onde entreguei um recurso com uma série de razoáveis mostrando todo o esforço que Mato Grosso já fez de janeiro para cá. O secretário deu uma entrevista nas redes sociais dizendo que o Estado foi o que até agora teve uma melhor performance no quesito de aprovar legislações e medidas concretas", frisou.

Mendes disse que agora, o pedido de empréstimo está nas mãos do ministro da Economia, Paulo Guedes, para poder dar um parecer.

O governador ressaltou que a LRF tem que ser levada mais a sério em Mato Grosso, uma vez que está trabalhando para vencer a cada obstáculo que aparece.
 
 Imprimir