Imprimir

Imprimir Notícia

19/08/2019 às 21:17

Deflagrada operação ‘Abafa Amazônia’ na Região Norte de MT

Leiagora

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) deflagraram nesta segunda-feira (19), a operação “Abafa Amazônia” na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) do município de Sinop. O lançamento da operação foi realizado em Sorriso, na Base do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), no período da tarde.

O objetivo é o enfrentamento qualificado nos crimes ambientais e incêndios. Além de Sorriso, a ação vai percorrer as cidades de Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã e Cláudia. Participam da ação profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Politec, Ciopaer, Defesa Civil e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

O período proibitivo de queimadas em Mato Grosso começou no dia 15 de julho e segue até o dia 15 de setembro. Neste período, fica proibido o uso de fogo em áreas rurais para limpeza e manejo, levando em consideração o risco de incêndios florestais de grandes proporções. A normativa se fundamenta na Lei Complementar nº 233, de 21 de dezembro de 2005.

No perímetro urbano, as queimadas são proibidas durante todo o ano. Ainda no mês de julho, foi instalado na Sesp, o Comitê Temporário Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman), unidade que vai coordenar as ações de prevenção e repressão a incêndios em todo o Estado. A criação do Comitê foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 12 de julho pelo Decreto nº 174.
 
Leiagora com informações da assessoria
 
 Imprimir