Imprimir

Imprimir Notícia

20/08/2019 às 09:25

Em seis dias de trabalho, projeto terceiro turno no PSF Centro atendeu 353 pessoas em Nova Xavantina

Leiagora

Desde que foi implantado no último dia 05 de agosto, e funcionando às segundas, quartas e quintas feiras no PSF Centro do setor Nova Brasília, na Av. Campo Grande,  o projeto “terceiro turno”  também chamado de fila zero, atendeu 353 pessoas em seis dias de trabalho.

A informação é do Chefe da Divisão de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Xavantina, Danilo Camargo, em entrevista à Rádio Roncador FM.

O QUE É

O programa foi implantado pelo prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola, segundo ele, transplantado do modelo que viu funcionando no município de Rondonópolis. “A ideia é zerar a fila para consultas e desafogar o hospital municipal” disse o prefeito no ato da implantação (foto).

O terceiro turno funciona das 18 às 22 horas três dias por semana, com médico, dentista, enfermeiras e toda uma equipe de trabalho em saúde pronta para atender os pacientes, inclusive com vacinas.

ATENDIMENTO PARA QUEM NÃO PODE IR DURANTE O DIA

O sucesso do programa está fazendo com que muitas pessoas deixem de ir em seus PSFs de seus bairros, para serem atendidos no centro. “Tem pessoas que chegam às 3 da tarde para ser atendido, o que foge do objetivo do programa. O objetivo é atender as pessoas que durante o dia não podem ir ao PSF porque trabalham. Então disponibilizamos toda uma estrutura de saúde para fazer o atendimento à noite” disse Danilo.

Segundo ele, nos demais PSFs, as consultas estão acontecendo no mesmo dia ou no máximo no prazo de um à três dias. “Nós não temos problemas de agendamento de consultas médicas nas unidades de saúde, então no máximo vc tem que esperar este prazo, só não com os dentistas que o prazo pode ser maior. A cidade cresceu, mas se for emergência, é atendido na hora” disse.

Nos PSFs foi adotado o método de atendimento por grupo de pacientes -gestantes, idosos,mulher, homem, criança…, cada qual com um dia para consultas.

ALEITAMENTO MATERNO

No próximo dia 23, a Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo um dia de palestras na Praça Central sôbre Amamentação, dentro do programa Agosto Dourado – o mês do aleitamento materno, que será direcionado para as mâes e gestantes.

Queremos convidar todas mães que estão amamentando e gestantes para participar, terá palestras, café da manhã, começa às 7.30 horas da manhã, haverá uma VAN da Secretaria passando nos PSFs para levar as mães que quiserem participar -levando e trazendo’-. Queremos que todas participem pois a base da vida é o aleitamento materno” convidou Danilo.

 
Direto de Nova Xavantina, Assessoria
 
 Imprimir