Imprimir

Imprimir Notícia

27/08/2019 às 15:02

Vereador leva denúncias de irregularidades na saúde para Controladoria-Geral da União

Luana Valentim

O vereador de Cuiabá Abílio Brunini (PSC) foi para Brasília nesta terça-feira (27) entregar denúncias à Controladoria-Geral da União referente às irregularidades na área da Saúde.

Ao Leiagora, Abílio informou que irá se reunir com o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, e o secretário de Combate a Corrupção, João Carlos Figueiredo Cardoso, na tarde de quarta-feira (28).

“Vim pedir para que tomem alguma providência porque em Mato Grosso está difícil”, pontuou.

O vereador presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde que teve seu relatório final apresentado em novembro do ano passado. Os trabalhos da CPI mostraram que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) foi omisso diante das irregularidades na área da saúde, dentre elas, a contratação de servidores. 

De acordo com as apurações feita pela CPI, o prefeito tinha conhecimento da contratação de pessoal sem processo seletivo e teria, inclusive, feito indicações. O relatório final também concluiu que três secretários e servidores públicos teriam cometido atos de improbidade administrativa e ocasionado danos ao erário. 

As informações levantadas contribuíram para a deflagração da Operação Sangria que levou à prisão do ex-secretário da Saúde Huark Douglas Correia e servidores. Apesar das investigações, para o parlamentar ainda existem muitas irregularidades que não foram resolvidas, por isso resolveu levar o problema para União. 

Abílio – opositor ferrenho de Pinheiro – ganhou as redes sociais por fazer as fiscalizações por meio de lives com o celular em punho, principalmente na área da saúde. Com isso, ele recebe diariamente diversas denúncias de superlotação nas unidades, falta de insumos, médicos, leitos, etc.
 
 Imprimir