Imprimir

Imprimir Notícia

27/08/2019 às 15:54 | Atualizada: 03/09/2019 às 16:31

Presidente da Câmara aguarda notificação para decidir futuro da CPI do Paletó

Luana Valentim e Alline Marques

O presidente da Câmara de Cuiabá, Misael Galvão (PSB), preferiu fazer mistério sobre o retorno da CPI do Paletó e prefere aguardar a notificação e orientação da Procuradoria Geral da Casa para se manifestar sobre o assunto. Já Marcelo Bussiki, que continua como presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), adianta que envolvidos podem ser chamados para ser ouvidos novamente pelos novos membros.

“Não vou tomar decisão antecipada. Estou aguardando ser notificado e depois vou sentar com a Procuradoria Geral pra saber quais serão as providências cabíveis”, afirmou Misael.

Já Bussiki (PSB), único membro que permanecerá à frente da CPI por ser o autor do requerimento, informou que a Presidência da Casa ainda pode recorrer da decisão, mas acredita e defende o cumprimento da decisão que determina o retorno imediato dos trabalhos com a substituição dos parlamentares Mario Nadaf (PV) e Adevair Cabral (PSDB).

“O presidente nos informou que está aguardando a notificação da justiça para decidir se acata ou entra com recurso. A gente crê que ele possa dar andamento à decisão já que ficou comprovado que teve uma manobra da base aliada do prefeito, tanto é que a CPI foi, de certa forma, parada de forma prematura. Esperamos que os novos membros venham para somar aos trabalhos e que a verdade que o prefeito disse que iria aparecer realmente apareça”, afirmou Bussiki.

A CPI do Paletó foi montada para investigar a conduta do prefeito após ele aparecer em vídeo recebendo dinheiro das mãos de Sílvio Cézar Corrêa, ex-chefe de gabinete de Silval Barbosa, que também fez acordo de delação premiada.

A nova composição da CPI deverá ser definida durante reunião do Colégio de Líderes. “A gente crê que essas pessoas venham para a CPI para realizar um trabalho de apuração dos fatos e não acabar de maneira prematura. É a Câmara que está em evidência e os vereadores têm que trabalhar para dar resultado, seja para um relatório conclusivo que possa apontar que o prefeito tem culpa ou até mesmo o arquivamento e inocentá-lo. O que todos querem é uma conclusão”, defendeu Bussiki.

O parlamentar também não descarta que novos depoimentos sejam realizados, assim como a acareação entre o ex-secretário de Indústria e Comércio, Alan Zanatta, e o ex-chefe de gabinete do governo, Silvio Corrêa, devido as contradições nas falas de ambos.

Além deles, outros envolvidos deve ser convocados, dentre eles, o motorista responsável por intermediar o encontro entre Zanata e Corrêa, o irmão do prefeito, Popó Pinheiro, e o responsável pela instalação da câmera que filmou diversos políticos recebendo dinheiro no gabinete de Silvio.

A decisão é de que os trabalhos sejam reiniciados e concluídos no prazo de 120 dias. Quanto ao reaproveitamento dos depoimentos já realizados, Bussiki disse que irá discutir com a Procuradoria da Casa sobre o assunto, mas com a inclusão de novos membros é importante que alguns envolvidos sejam ouvidos novamente para que eles possam ter o direito de interroga-los.

Ao final, caso seja identificada a infração política por parte do prefeito a CPI pode solicitar a cassação do prefeito. Para isto seria necessária a criação de uma Comissão Processante. O relatório final também deve ser encaminhado ao Ministério Público.
 
 Imprimir