Imprimir

Imprimir Notícia

27/08/2019 às 17:49 | Atualizada: 27/08/2019 às 17:59

Samu poderá levar pacientes de AVC direto para Hospital São Benedito

Fernanda Leite e Alline Marques

Os pacientes acometidos por acidente vascular cerebral (AVC) agora terão atendimento especializado e poderão ser encaminhados direto para o Hospital São Benedito, mesmo quando atendidos pelo Samu. Esta quebra de protocolo deve-se ao lançamento do projeto SOS AVC que ocorreu na tarde desta terça-feira feito pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).

A iniciativa é inédita e tem como objetivo humanizar e revolucionar os tratamentos neurológicos/AVC em Mato Grosso. O projeto “S.O.S AVC” funcionará exclusivamente no Hospital São Benedito. A intenção e reduzir o tempo de espera dos pacientes e evitar o agravamento do quadro, gerando sequelas irreversíveis ou até mesmo a morte.

Com a habilitação do projeto, Cuiabá também se tornará referência no atendimento de cirurgias por hemodinâmica e com isso põe fim a outro grande anseio da população mato-grossense. 

O secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antonio Possas, destacou que Cuiabá se torna uma referência nacional com o lançamento do projeto, além de já ser referência no estado nos atendimentos de alta e média complexidade. Ele ressaltou ainda a questão da humanização.

“Cuiabá não rejeita pacientes e atendemos a todas as ambulâncias que chegam, regulada ou não pelo SUS, e mais que isso, cada pessoa é tratada como paciente e não como um pacote”, afirmou durante o lançamento do projeto.

Segundo a Organização Mundial da Saúde e outros experts em AVC, o AVC mata 6,2 milhões de pessoas no mundo a cada ano. Estima-se que 17,3 milhões de pessoas morreram de doenças cardiovasculares em 2008, representando 30% de todas as mortes no mundo.

 
 Imprimir