Imprimir

Imprimir Notícia

30/08/2019 às 14:24 | Atualizada: 30/08/2019 às 15:23

Prefeito promete concluir hospital municipal em 30 de setembro

Luana Valentim e Alline Marques

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) prometeu finalizar as inaugurações do Hospital Municipal de Cuiabá no dia 30 de setembro quando será entregue a última etapa da obra com os serviços de urgência e emergência. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (30) durante a inauguração do Centro de Tratamentos de Queimados (CTQ). Esta foi a quinta etapa concluída do novo pronto-socorro.  

A nova ala entra em funcionamento na próxima segunda-feira (2) com 20 leitos, cinco a mais que o espaço antigo que funcionava de maneira precária no pronto-socorro. De acordo com o chefe do Executivo, os pacientes serão transferidos gradativamente e as cirurgias começarão a ser realizadas até o fim de setembro.

“O CTQ de Cuiabá é referência na região Centro Oeste e passa a contar agora com uma estrutura mais moderna e com tecnologias mais avançadas, permitindo um melhor atendimento e mais qualidade garantindo toda tranquilidade e sossego aos profissionais que vão salvar vidas e oportunizar dar toda assistência às vítimas de queimaduras em vários graus”, comentou Pinheiro.

O prefeito aproveitou também informar que já apresentou ao Ministério da Saúde o plano diretor que transforma o antigo pronto-socorro em Hospital da Família, onde realizará será dividido entre as alas do materno-infantil, idosos, cuidados paliativos para doentes em fase terminal e saúde mental. Segundo ele, a administração municipal está buscando recursos junto ao governo Federal.

Sobre a demora para que o Hospital Municipal de Cuiabá funcione com 100% da sua capacidade e as sucessivas inaugurações, Emanuel explicou que foi feito um cronograma sob a orientação de técnicos do Ministério da Saúde para que as transferências de pacientes e os atendimentos ocorressem de maneira responsável.

Próximas inaugurações

O prefeito fez questão de afirmar que sua gestão será um divisor de águas para a saúde em Cuiabá e aproveitou para anunciar outras inaugurações como a da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão que está programada para outubro. Já a UPA do bairro Jardim Leblon ficará para abril de 2020, aniversário de 301 anos da capital.

A expectativa é de que ainda em setembro a unidade básica de saúde do bairro Itapajé seja entregue também à população. “Todas as obras lançadas por mim e as que herdei só o esqueleto vou entregar dentro de um cronograma feito até dezembro de 2020, data que encerra meu mandato”, afirmou.
 
 Imprimir