Imprimir

Imprimir Notícia

02/09/2019 às 12:20

Banda Mais Bonita da Cidade encerra Aldeia Sesc de Arte e Cultura

Leiagora

Unindo tecnologia e movimentos artísticos, o Sesc Arsenal abre as portas para a Guaná – Aldeia Sesc de Arte e Cultura, entre os dias 5 a 14 de setembro. Chegando a sua 13° edição, a Aldeia leva espetáculos de dança, teatro, cinema, oficinas e instalações em realidade virtual, gratuitamente, para os mais variados públicos. Além disso, o evento apresenta também o show da Banda Mais Bonita da Cidade encerrando a programação, no dia 14 de setembro, às 20h.

Com foco nas múltiplas linguagens culturais, a Aldeia Guaná vai transformar a unidade em um ponto de encontro do público com artistas de diversas partes do país. Entre eles estão, o Dj e Produtor Musical Mustafa Babai-Aissa, que traz diretamente do Rio de Janeiro um espetáculo fundado na mistura musical e no improviso.

O artista se apresenta durante a abertura da ‘Aldeia Guaná’, no dia 5 de setembro, às 20h, no Jardim do Arsenal. Neste mesmo dia, a programação conta com o show “Variedades da Mesma Coisa”, com a Palhaça Rubra, e uma apresentação literária intitulada “Tecnohistórigias”, da atriz e diretora mato-grossense Juliana Graziela.

Já nas artes visuais, o Grupo VJ Suave (SP) chega a Cuiabá com a instalação em realidade virtual “Floresta Encanta”. O projeto da dupla propõe conectar o público com as energias visíveis e invisíveis da natureza, tudo por meio de um óculos especial que torna a experiência virtual ainda mais próxima da realidade.

 Com isso, o participante pode aproveitar a instalação entre os dias 10 a 13 de setembro, das 14h às 21h, sem a necessidade de retirada de ingresso.

É válido ressaltar que toda programação do evento é gratuita e aberta ao público geral, com restrições apenas nas classificações indicativas de cada ação.

CINEMA MATO-GROSSENSE NA GUANÁ

Com a estreia do filme “A Batalha de Shangri-Lá”, dos diretores Severino Neto e Rafael de Carvalho, o Cinema da unidade vai abrir espaço para os amantes da sétima arte apreciarem a obra recém finalizada dos diretores mato-grossenses.

Filmado em Cuiabá, a produção conta a história de João, que busca sua mãe biológica que o abandonou Há quase 40 anos. Em uma trajetória física e emocional, o filme apresenta uma aproximação intensa, dolorosa e feroz entre mãe e filho.

Com classificação indicativa de 14 anos, a obra será exibida no dia 10 de setembro, às 18h, com ingressos distribuídos 1h antes da exibição.

Para além da exibição, os diretores Severino Neto, Rafael de Carvalho, e os convidados Marcelo Biss e Bárvara Varela, vão propor um bate-papo sobre pós-produção e finalização de produtos audiovisuais, tendo o filme recém-lançado como plano de fundo.

‘A ÚLTIMA ORAÇÃO’ NO JARDIM DO ARSENAL

Com 10 anos de carreira e três discos gravados, além de um EP e um DVD, a “Banda Mais Bonita da Cidade” carrega atualmente um grande número de fãs, somando meio milhão de seguidores no Facebook e 40 milhões de visualizações no canal oficial do YouTube.

Mesmo com as primeiras experimentações musicais em 2009, a banda ficou nacionalmente conhecida apenas em 2011, quando lançou o vídeo da música “Oração”, maior sucesso do grupo.

Dessa forma, a Banda Mais Bonita da Cidade apresenta um show marcado pela celebração e afeto no dia 14 de setembro, às 20h, no jardim do Sesc Arsenal.

Acompanhe a programação completa e fique por dentro de tudo o que acontece na nova edição da Aldeia Guaná:

Dia 05 de setembro
Espetáculo “Tecnohistórigias” com Juliana Graziela (MT)

Sinopse:  “É uma mistura de histórias com elementos da tecnologia. Uma personagem em cena que parece ter vindo de outro planeta, vai contando e dando vida às histórias utilizando de recursos tecnológicos, como imagens, sons, movimentos, luzes e hologramas, através de aparelhos eletrônicos como celular, tablet e projetor, deixando um elemento surpresa a cada parte.”

05/09 | 18h | Jardim do Sesc Arsenal | Livre | Gratuito

Apresentação “Show de Variedades da Mesma Coisa” com Palhaça Rubra (Lu Lopes), Pelanca (Alvaro Lages) e Gastão (Danilo Dal Fara)

Sinopse: “O espetáculo integra diferentes gerações trabalhando a dupla dinâmica: humor e criatividade. A potência do improviso e da interatividade, conecta o público com a experiência da presença cênica e da co-criação. Aqui o público participa sempre com o suporte afetivo da Palhaça Rubra. Assim a experiência da improvisação coletiva e da realização instantânea de uma obra coletiva, é uma prática que gera consciência do potencial criativo em todos nós. O efeito multiplicador deste espetáculo tem acontecido e vem sendo compartilhado com a gente. A linguagem que chamamos de alta tecnologia humana (união da palhaçaria, música e improviso) geram autonomia criativa, inspirando a família a estender a atmosfera lúdica até em casa.”

05/09 | 19h | Jardim do Sesc Arsenal | Livre | Gratuito

Show “Mustafá” do Brasil (Artista Nacional)

Sinopse:  “O Dj e Produtor Musical Mustafá Babai-Aissa nasceu em Paris, Franca, em 1970. Sua carreira começou nos anos 80 tocando Funk, Soul e Acid Jazz nas casas noturnas parisienses. Mudou-se para Londres em 1994 onde descobriu a cena House e Garage e virou residente do bar Royale e The O’Bar no Soho. De Volta a Paris em 1997, tornou-se residente no Impala Lounge, Cafe Costes e Eurosport Café. Mudou-se para o Brasil em 2001, quando gravou o disco “Mustafa – De Paris ao Vidigal”, misturando música brasileira com 2 Step, House, Drum n Bass, Breakbeat, R’n’B. Suas músicas entraram na programação de varias grandes emissoras brasileiras (MPB FM no Rio de Janeiro, 97 FM em São Paulo, Radio Itapema em Florianópolis…). Mustafa Baba-Aissa fez inúmeros remixes e foi remixado por grandes nomes da House Music como MJ Cole, Audiowhores, Richard Earnshaw, Groove Assassin, Alfred Azetto, Kiko Navarro, Bah Samba, e é reconhecido mundialmente como DJ por seu estilo de soulful house. Mustafa apresentou-se como DJ em vários países (Inglaterra, Dubai, Bahrain, Estados Unidos, Canada, Hungria, Serbia, Letonia, França, Espanha, Alemanha, China, Japao, entre outros. Atualmente reside no Rio de Janeiro, onde desenvolve projetos como o “Vinil do Mustafa” envolvendo a performance de diversos músicos junto a sua performance de composição ao vivo.”

05/09 | 20h | Jardim do Sesc Arsenal | Livre | Gratuito

Dia 06 de setembro
Show Gramophone 2000 com Palhaça Rubra (Lu Lopes)

Sinopse: “Lu Lopes, a Palhaça Rubra, apresenta Gramophone 2000, um espetáculo que mistura música e improviso de uma forma totalmente interativa. Com um cenário formado por objetos antigos e contemporâneos, a peça busca despertar a curiosidade do público trazendo no repertório sons de discos de vinil amplificados pelo gramophone. Assuntos tecnológicos e também do cotidiano surgem em um roteiro improvisado, fazendo uma brincadeira bem-humorada sobre o mundo atual.”

06/09 | 19h | Teatro do Sesc Arsenal| 10 anos| Gratuito | Retirada dos ingressos com uma hora de antecedência

Dia 07 de setembro

Apresentação “Mergulho – Experiência Teatral para Crianças” com Eranos – Círculo de Arte (SC)

Sinopse: “O espetáculo Mergulho voltado especialmente para crianças de 1 a 6 anos conta a história de duas pessoas que vivem em universos diferentes, ele na terra e ela no mar, e que buscam com a ajuda da plateia, se encontrar. Utiliza como ferramenta técnica a projeção digital atrelada ao som, um meio que viabiliza uma linguagem sensorial e imagética e que permite uma série de possibilidades de interação entre cena e plateia, entre imagem e os sentidos do espectador.”

07/09 | 17h | Teatro do Sesc Arsenal | Livre | Gratuito | Retirada dos ingressos com uma hora de antecedência

Dia 08 de setembro
Apresentação Literária “Pô!ema” com Eranos – Círculo de Arte (SC)

Sinopse: “Em “Pô! Ema” crianças em fase de alfabetização encontram, em um ambiente intimista, uma escritora em crise que sente que sua inspiração e suas poesias estão ‘sumindo’. Com a ajuda da plateia ela descobre que na verdade uma Ema (em projeção digital interativa) está se alimentando de seus poemas. As crianças então são estimuladas a criar junto com a escritora poemas fresquinhos para alimentar a dona Ema e seus filhotinhos. “Pô! Ema” é uma vivência multimídia para os pequenos em fase de alfabetização que tem como foco a sensibilização e o incentivo à escrita poética.”

08/09 | 16h e 17h | Teatro do Sesc Arsenal | Livre | Gratuito | Retirada dos ingressos com uma hora de antecedência

Dia 10 de setembro
Estreia do filme “A Batalha de Shangri-lá” de Severino Neto & Rafael de Carvalho

Sinopse: “João busca por sua mãe biológica que o abandonou há quase 40 anos. Numa jornada física e emocional, por um Brasil profundo, o passado dessa mulher surge pouco a pouco e as convicções e preconceitos de João rompem tabus. A aproximação entre filho e mãe é intensa, dolorosa e feroz, trazendo à tona angústias e revelações que irão afetar a vida dos dois para sempre.”

10/09 | 18h | Cinema do Sesc Arsenal | 14 anos | Gratuito | Retirada dos ingressos com uma hora de antecedência

Bate papo: Pós-Produção e Finalização em “Batalha de Shangri-lá”

Sinopse: “Os diretores Adelino Severino Neto e Rafael Carvalho, o diretor de fotografia Marcelo Biss e a produtora executiva Bárbara Varela compartilham o desafios da finalização e pós-produção do longa-metragem “A Batalha de Shangri-lá”. A platéia é convidada a pensar e debater sobre a experiência do uso dos efeitos visuais no filme.”

10/09 | 20h | Cinema do Sesc Arsenal | 14 anos | Gratuito | O Público presente na exibição do filme, anteriormente ao bate papo, tem preferência na lotação do espaço.

Dia 11 de setembro
Espetáculo de Dança “Fluzz” com Cia. Dançurbana (MS)

Sinopse: “Um espetáculo que conecta a dança e a tecnologia, que engloba as danças urbana e contemporânea com a técnica da improvisação e, que apresenta uma trilha sonora exclusiva, assim é “Fluzz”. Em “Fluzz” o corpo é o ponto de partida que aponta para diferentes direções, pois o caminho é o próprio fluxo. No palco, técnicas de danças urbanas, dança contemporânea e improvisação são utilizadas pelos seis intérpretes-criadores para tecer uma rede de conexões. O corpo é o grande comunicador entre pessoas. É pele, sensação, carne, gesto, medo, posição, lugar, espaço. Os corpos dos intérpretes assumem diferentes formas. Passeiam pela desconstrução do que já existe, desafiam o tempo-espaço, navegam pelo real e o imaginário. Os movimentos são diálogos em rede e buscam entrelaçar o atemporal. As conexões entre os corpos e o meio abrem inúmeras possibilidades de interações e transformações.”

Dia 11/09 | 19h | Teatro do Sesc Arsenal | 16 anos | Gratuito | Retirada dos ingressos com uma hora de antecedência

Dia 12 de setembro
Espetáculo “Taichibanana” com Grupo Tibanaré (MT)

Sinopse: “Mas afinal de contas o que é esse equilíbrio da vida que buscamos? De forma bem-humorada TaiChiBanana aborda as boas práticas na busca pelo equilíbrio físico, mental e espiritual, entretanto, veremos na cena um momento de curto-circuito da personagem que mistura sua vida para vários caminhos ou mistura os caminhos para sua vida. Cômico e interativo, o espetáculo envolve o público através de acontecimentos em série e o excesso de informações vivenciadas por este fugitivo de enlatados, lanches gordurosos, refrigerantes, carnes processadas, sedentarismos, pneus sobressaindo… Enfim, a divertida obra tem traços com o realismo fantástico, advindas da subjetividade física do artista Jefferson Jarcem. Bom apetite!”

12/09 | 19h | Teatro do Sesc Arsenal | 14 anos | Gratuito | Retirada dos ingressos com uma hora de antecedência

Dia 13 de setembro
Espetáculo de dança “A Ave” com Diamond Dance Crew (MT)

Sinopse: “A Ave” é um espetáculo homônimo a partir de obra do poeta visual Wlademir Dias Pino (1927-2018), que viveu boa parte de sua trajetória em Cuiabá. Uma obra que pode ser lida de várias formas para que todas as vezes que for visitada pelo leitor seja uma nova obra em coautoria pelos olhos de quem a lê. Assim é o poema “A Ave”, interpretado através da arte da dança.

13/09 | 19h | Teatro do Sesc Arsenal | Livre | Gratuito | Retirada dos ingressos com uma hora de antecedência

Dia 14 de setembro
Lazer – Yoga no Jardim

Sinopse: “Realizado mensalmente no Jardim do Sesc Arsenal, a aula de Yoga no Sesc Arsenal é uma pausa na rotina atribulada para que você possa cuidar da sua saúde. Além da prática física, esta aula é um convite para se aquietar, respirar, olhar para dentro de si e meditar.”

14/09 | 17h | Jardim do Sesc Arsenal | Livre | Gratuito

Espetáculo “Haru – A Primavera do Aprendiz” com Ilusionista Rapha Santacruz e o ator Sóstenes Vidal (PE)

Sinopse: “A peça, conta a saga de um jovem mágico que busca reconhecimento e orientação de um sábio mestre para aperfeiçoar os seus dons ilusionistas, em um cenário que mistura ficção, realidade e um universo de mistérios. Nesse aprendizado mágico que vai além dos livros e das palavras, mestre e aprendiz constroem um universo paralelo, onde a ilusão é a verdade absoluta.”

14/09 | 18h | Teatro do Sesc Arsenal | Livre | Gratuito | Retirada dos ingressos com uma hora de antecedência

Show da Banda Mais Bonita da Cidade

Sinopse: “A Banda Mais Bonita da Cidade nasceu em 2009 da vontade de reinterpretar canções dos amigos compositores de Curitiba. Após ter sua carreira propagada pela viralização do vídeo Oração, o grupo gravou o disco A Banda Mais Bonita da Cidade (2011), o EP em formato de Vinil Compacto 7′ Canções que vão Morrer no Ar (2012), o disco O mais Feliz da Vida (2013), o DVD Ao Vivo no Cine Jóia (2016) e seu terceiro álbum De Cima do Muro eu vi o tempo (2017).

Esse terceiro disco de estúdio conta com canções de artistas amigos já velhos conhecidos do público (como Alexandre França e Thiago Ramalho, ex-guitarrista do grupo) e também com releituras da banda Los Porongas, Versos Que Compomos Na Estrada, Ian Ramil e Maurício Pereira. Para a produção desse disco, os músicos fizeram uma imersão de 15 dias em uma fazenda no interior do Paraná, num processo intenso como banda. Para chegar à sonoridade que buscavam, os músicos contaram com a participação de Felipe Ayres (em todas as faixas) e também Felipe Pacheco Ventura e Lorenzo Flach.”

14/09 | 20h | Jardim do Sesc Arsenal | Livre | Gratuito

OFICINAS E INSTALAÇÕES
Instalação “Floresta Encantada” com Grupo VJ Suave (SP)

Sinopse: “Nesta exposição o convite é para ver o invisível. Somos desafiados a ultrapassar a fronteira das noites urbanas, e adentrar o território da Floresta Encantada pelos olhos da Realidade Virtual. A instalação interativa proporciona uma conexão com a energia invisível da natureza, um resgate à nossa essência cultural e ao autoconhecimento. O projeto é uma ponte para o contato com sabedorias ancestrais através da experiência sensorial da realidade virtual. Ao colocar os óculos, o espectador é transportado para a Floresta Encantada, lar de energias místicas e elementos marcantes da nossa cultura, fauna e flora brasileira. Combinando tecnologias de última geração com saberes imemoriais dos povos indígenas, os artistas nos levam a um mundo que responderá aos nossos gestos e movimentos. Na instalação proposta pela dupla, não há obstáculos a vencer, mas um percurso no qual se estabelecem relações com os personagens e com os elementos do ambiente.”

10 a 13/09 | 14h às 21h | Núcleo de Música II | Livre | Gratuito

Oficina: Ação e projeção com Eranos – Circulo de Arte (SC)

Sinopse: “Esta oficina tem como objetivo criar um espaço de discussão e experimentação da relação entre corpo e projeção digital. Abordará de maneira técnica e criativa as possibilidades potenciais de interação entre performer/ ator e projeção digital. Para isso serão abordados conceitos de design, referências em multimídia, exercícios de interação direta entre performer e projeção, transmissão de câmera ao vivo, desenvolvimento de cenas tendo como eixo o recurso multimídia . Ao final do workshop cada participante terá a oportunidade de elaborar uma pequena cena tendo como foco de criação a relação entre performer e projeção digital.”

06 a 08/09 | 18h às 22h | Núcleo de Artes Cênicas do Sesc Arsenal | Carga horária: 12h | Inscrições online: http://bit.ly/oficinasGuana2019

Oficina: Dança Contemporânea e Fotografia – Baile dos Candeeiros com Oz Ferreira e Perseu Azul (MT )

Sinopse: “A Música eletrônica começou a se popularizar com o surgimento dos sintetizadores digitais, posteriormente com os samplers. Porém, com o uso dos computadores pessoais – que possuem recursos de áudio e a facilidade para se montar um home – studio, sendo possível emular as funcionalidades de instrumentos musicais ou de sintetizadores através da criação, manipulação e apresentação virtual de som, houve um enorme crescimento da cena de música eletrônica. Hoje existem muitos softwares novos e complexos para a produção musical, sem falar na modernização dos equipamentos que passaram das picapes, para o CDJ e o simulador de CDJ. Hoje, os DJs, chamados Produtores, tem utilizado a tecnologia para realizarem as suas composições muitas vezes em tempo real (eletronic live) e vem ganhando prestigio no mundo da música.”

07 e 08/09 | 14h às 22h | Sala de Dança do Sesc Arsenal | Gratuito | Inscrições online: http://bit.ly/oficinasGuana2019

Workshop Pintura em Realidade Virtual: Tilt Brush

Sinopse: “Uma oficina de dança em 14 horas, divididas em 2 dias de atividades, nas quais os participantes criarão com seus corpos, aparatados por luzes diversas, formas que, quando fotografadas, representarão os seres mitológicos do cerrado brasileiro. Criaremos uma série de estudos coreográficos que, quando fotografados em longa exposição, darão fruto às pinturas de luz que representarão os seres da mitologia do cerrado.”

12 e 14/09 | 18h às 20h | Núcleo de Música II do Sesc Arsenal | | Gratuito | Inscrições online: http://bit.ly/oficinasGuana2019
 
Informações da assessoria do Sesc 
 
 Imprimir