Imprimir

Imprimir Notícia

07/09/2019 às 11:53 | Atualizada: 07/09/2019 às 15:02

Toninho propõe PL que proíbe fumar em parques municipais

Luana Valentim

O vereador de Cuiabá Toninho de Souza (PSD) apresentou nessa quinta-feira (5), durante sessão ordinária na Câmara Municipal, um Projeto de Lei em que proíbe o uso de cigarros e demais produtos de fumo em parques municipais. Ainda propôs que seja construído um fumodromo para os fumantes.

Toninho disse que desde 2009 tem uma lei que proíbe fumar em ambientes fechados e agora recebeu um pedido de pessoas que frequentam os parques abertos.

“Ainda não existe essa lei, só foi implantada no Brasil no estado de São Paulo. Queremos garantir o direito de quem não fuma de ter um ambiente saudável e ter esse direito respeitado. Então quero fazer com que os parques públicos que são ambientes verdes e saudáveis que devem ser respeitados e não se fumar ali”, destacou.

O vereador explicou que para os fumantes será construído um local próprio, o fumodromo, dentro desse ambiente. Acima da lei, a intenção de Toninho é que a sociedade tenha essa consciência e respeite os não fumantes.

O parlamentar destacou que também pediu que seja feita a sinalização nos parques e buscar a conscientização das pessoas antes da aplicação da lei que prevê multa de R$ 500 para aqueles que a descumprirem.

“Já conseguimos alguns avanços em locais fechados. Antes, em boates, as mulheres ficavam com cabelos e até roupas intimas podres de cigarro, hoje não tem mais aqui no Estado. A lei força essa conscientização”, frisou.
 
 Imprimir