Imprimir

Imprimir Notícia

09/09/2019 às 14:31 | Atualizada: 09/09/2019 às 17:39

Terreno de secretaria municipal com entulhos de obras pega fogo; veja imagens

Alline Marques e Iury Lupaudi

Um incêndio iniciou no terreno da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos na tarde desta segunda-feira (9). O fogo começou por volta das 13h e foi controlado cerca de duas horas depois. O local é utilizado para despejar entulhos de obras, conhecido como Ecoponto.  


O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar o fogo que segue com chamas muito altas. Ao Leiagora / LTV, o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, informou que acredita que o fogo tenha sido intencional e que seguirá no local para acompanhar a ocorrência. 

De acordo com o secretário, o local é utilizado para despejos que depois são retirados pelos caminhões da prefeitura. A medida de contenção contou com a atuação do Copo de Bombeiros, Defesa Civil de Cuiabá e caminhões pipas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Agora, a Pasta inicia um trabalho de monitoramento da área, visando impedir que novos focos surjam a partir da queimada. Um Boletim de Ocorrência (B.O) também será registrado, para que as investigações sejam iniciadas.

“Aqui funciona uma área de transbordo, onde recebemos materiais durante toda a semana e damos a destinação correta. Acreditamos que tenha sido um incêndio causado de forma intencional e procuramos, de imediato, controlá-lo para que não causasse algum tipo de dano nas propriedades vizinhas. A partir de agora, a área será desativada até que um novo local seja preparado para o funcionamento”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos. 

A fumaça chamou atenção das pessoas que passam pela região. A sede da Secretaria fica localizada na Avenida Dante Martins de Oliveira no cruzamento com a Avenida das Torres. Na área, a população podia fazer o descarte de materiais que não são recolhidos pelo serviço de coleta de lixo domiciliar. Diariamente, o local recebia resto de construções civis, podas de árvores, móveis inservíveis, e outros tipos de resíduos. Ainda no espaço, era feita a separação dos materiais recicláveis, que são doados para as cooperativas, daqueles que não são recicláveis, posteriormente levados para o aterro sanitário.

Além do trabalho de contenção, comandado pelo Corpo de Bombeiros e auxiliado pela Serviços Urbanos, a Defesa Civil Municipal também desempenhou um importante papel de isolamento da área e garantia na segurança. O representante do órgão, Ten. Cel. Paulo Selva, também explicou que, conforma as especificações técnicas, os resíduos depositados na área não são considerados inflamáveis.   

“Classificamos esses resíduos que estavam depositados aqui como materiais combustíveis. Eles se diferenciam em suas especificações de inflamável. Os inflamáveis apenas pelo simples fato de serem submetidos a um determinada temperatura, que chamamos de temperatura de ignição, eles já entram em combustão. Já os materiais combustíveis precisam de uma fonte de calor para que ele produza a quantidade de energia suficiente para entrar em combustão”, destacou o assessor técnico.

Atualizada às 17h24
 
 Imprimir