Imprimir

Imprimir Notícia

10/09/2019 às 17:59 | Atualizada: 11/09/2019 às 02:31

Projeto de inclusão no esporte muda a vida de cadeirantes em Cuiabá - vídeo

Derik Bueno e Iury Lupaudi

A história de superação no esporte é algo fantástico, que fica difícil de explicar. Mas tem em Cuiabá que acredita na inclusão, e proporciona a pessoas com limitações de mobilidade que vivem em uma cadeira de rodas momentos felicidade que são eternos.  

A cada modalidade surgem personagens novos, que buscam forças diante de tanta dificuldade. Pensando nisso, que o Júnior Sakuma e demais voluntários criaram o Sugoi Team. Há anos, o trabalho social visa incluir os cadeirantes em provas esportivas. O que antes era impossível, hoje é uma realidade.

“Esse trabalho começou há quatro anos, dentro de uma sala de aula. Sempre participávamos de provas esportivas, e notamos a ausência do público PCD, os cadeirantes no caso. Então, foi através do esporte que iniciamos o trabalho de inclusão.”, destacou o idealizador.

A cada prova de corrida com o obstáculos lá estão eles, que superam todas as limitações do início ao fim de cada percurso para proporcionar o sorriso e alegria ao fim de 5km, 10km ou até mais de provas que são para “pessoas normais”.

“Essas pessoas deram a nós cadeirantes um oportunidade. Eles viram além da limitação de uma cadeira rodas, e confiaram no resultado. Esse projeto é uma quebra de barreira, e mostra que não estamos fora da sociedade só porque estamos na cadeira de rodas.”, disse o paratleta Luciano Paulo.

A seguir você acompanha uma entrevista com um dos idealizadores do projeto e com o paratleta Luciano Paulo. Juntos no estúdio do Leiagora/LTV, eles contam como essa maravilhosa ideia transforma vidas de cadeirantes.
 
 Imprimir