Imprimir

Imprimir Notícia

11/09/2019 às 14:52

Quatro décadas da carreira de Zé Ramalho e do lançamento de admirável gado novo são comemorados em especial da TV

Leiagora

O registro que comemora os 40 anos de carreira de Zé Ramalho, derivado da turnê 2019 em excursão pelo país do cantor, compositor e instrumentista paraibano, ganha sua primeira exibição em TV. O especial em formato de show ao vivo vai ao ar neste sábado, 14, às 22h30, no canal por assinatura Music Box Brazil. A faixa ‘Admirável Gado Novo’, que também está completando quatro décadas de lançamento em 2019, é uma das atrações do repertório captado na cidade natal do artista.
 
O hino-manifesto político-sociológico-filosófico ‘Admirável Gado Novo’ teve destaque mormente no segundo álbum solo do artista, ‘Zé Ramalho 2’ (Epic/CBS), pela crítica às condições sociais sub-humanas da época da sua composição. Denuncia a massificação, divisão social do trabalho e a luta de classes, assim como o conformismo comparando-o ao gado, “povo marcado, povo feliz”, com o regime governante e a falta de consciência sobre o poder de mudança. Estrofes e parágrafos fazem referências a obras clássicas da literatura, como Admirável Mundo Novo, do britânico Aldous Huxley, e 1984, do indiano George Orwell. Há também a alusão ao clássico do cinema ‘Tempos Modernos’ (1936) ao abordar a mecanização do trabalho.
 
O show que será exibido na TV, e que roda o país, é composto por alguns dos sucessos de maior repercussão de Zé Ramalho, responsáveis por impulsionar vendas de milhões de discos, contribuindo para apreciação da crítica especializada. ‘Beira-mar’, ‘Táxi Lunar’, ‘Chão de Giz’, ‘Vila do Sossego’, ‘Frevo Mulher’, ‘Avohai’, ‘Banquete de Signos’, ‘Eternas Ondas’ e ‘Garoto de Aluguel’ são alguns dos atrativos apresentados ao decorrer de 1h30 de apresentação.
E também canções de outros autores ‘ramalheadas’ ao estilo próprio de Zé Ramalho. ‘Entre a Serpente e a estrela’, versão de Aldir Blanc para um clássico country americano (‘Amarillo by Morning’) e ‘Sinônimos’, de Cláudio Noam, Paulo Sérgio e César Augusto, gravado originalmente por Zé Ramalho com a dupla Chitãozinho e Xororó, em 2005. Abrindo e fechando o registro, a mensagem de Gonzaguinha com ‘O que é, o que é?’, no arranjo ralentado de Zé Ramalho. E do pai, Gonzagão, com ‘A vida do viajante’, da autoria de Luís Gonzaga e Hervé Cordovil.
 
Turnê – Projetada principalmente para teatros de médio e grande portes, a turnê ’40 anos de Música’ chegará até o final deste ano em Vitória (7 de setembro), Uberlândia (20 de setembro), Goiânia (12 de outubro), São Paulo (22 a 24 de Outubro) e Rio de Janeiro (9 de novembro), entre outras cidades. Já percorreu algumas das principais capitais brasileiras, dentre elas Recife, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Belém.
Direto da assessoria, Rodrigo Cabral
 
 Imprimir