Imprimir

Imprimir Notícia

12/09/2019 às 14:57

Janaina se ‘arrepende’ e vota contra seu projeto que proibia indicar políticos ao TCE

Fernanda Leite

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) se arrependeu e votou contra a sua Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visava proibir indicação política para o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
 
A PEC foi apresentada em 2015, início de seu primeiro mandato. Durante discurso na sessão da quarta-feira (11), ela pediu para que os colegas votassem contra a proposta.
 
“Esse projeto que apresentei logo que cheguei na Assembleia eu tinha uma visão que hoje ela é completamente errada. De que a indicação política dentro do TCE era um mal para a sociedade. E nesses 5 anos que estive aqui na AL notei o quanto é importante não se ter somente análise técnica em aprovação de conta e a importância da pessoa [político] que recebam vereadores, prefeitos, deputados e que analisa os casos com bom senso. Me desculpem porque nós políticos temos. Antes achava que era prejudicial ao sistema e hoje eu vejo que com Guilherme Maluf, que fui contra a indicação dele a importância da relação institucional com outros poderes e órgãos com pessoas que dialogam e entende o que é um ambiente político de cada município e região a suas  realidades infinitamente diferentes de quem vive na capital e que não tem a noção da falta de estrutura que essas cidades enfrentam, fiz questão de fazer uso da fala para defender a não aprovação da minha PEC”, discursou

 A PEC foi reprovada por 21 votos a 2. A parlamentar avalia que o amadurecimento e a maturidade política a fizeram mudar de ideia.  “O TCE estar de portas abertas para o povo. Somos seres mutáveis, aprendemos todos os dias com nossas experiências", concluiu.
 
 Imprimir