Imprimir

Imprimir Notícia

19/09/2019 às 10:55 | Atualizada: 26/09/2019 às 09:17

Safra de soja terá crescimento de 5% em Água Boa; veja vídeo

Gabriella Arantes

A área plantada com soja na safra 2019/2020 em Água Boa (730 km de Cuiabá) deverá registrar um aumento de 5%, alcançando 200 mil hectares, mesmo com o aumento do custo de produção. Os dados são da Associação dos Engenheiros Agrônomos. 

O secretário Municipal de Administração de Água Boa, Luiz Omar Pichetti, informou para o Leiagora que está bastante otimista com a safra deste ano. “O município vem se consolidando como um grande polo de desenvolvimento, temos uma área de plantio prevista para 200 mil hectares de soja, o que é um número bem significativo”. 

Esses dados representam R$ 726 milhões de renda bruta e refletem no fomento à economia e na geração de empregos da região. Os números devem ser consolidados nos próximos meses quando o levantamento realizado pela Associação dos Agrônomos for concluído. 

Segundo o prefeito de Água Boa, Mauro Rosa (PSD), os produtores de soja da região estão preocupados com os custos da lavoura que, neste ano, aumentaram bastante. “Os produtores estão otimistas em plantar, mas também estão preocupados com a instabilidade nos valores, pois o custo de um hectare de soja é alto”, afirmou.

De acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o investimento necessário para plantar um hectare do grão no estado fica em torno de R$ 3,9 mil. O valor é 7,5% mais alto do que na safra passada.

A preocupação deve-se ao fato também de, além do custo elevado, as vendas da safra 2019/2020 não têm correspondido às expectativa e estão abaixo do mesmo período do ano passado. O que dá uma aliviada é o prêmio pago pelo grão e câmbio que trazem uma leve melhora nos preços brasileiros.

De acordo com dados divulgados em agosto pela Safras & Mercado, 15,7% da produção havia sido comercializada, no mesmo período de 2018 os produtores brasileiros já haviam negociado 17,9% da safra.
 
 Imprimir