Imprimir

Imprimir Notícia

20/09/2019 às 08:31 | Atualizada: 20/09/2019 às 09:05

Oposição afirma que irá fiscalizar se Pinheiro convocará aprovados para HMC

Luana Valentim

Os vereadores de Cuiabá Diego Guimarães (PP) e Abílio Brunini (PSC) declararam ao Leiagora nesta quinta-feira (19), que ficarão em cima do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) fiscalizando se ele realmente irá cumprir a decisão do Tribunal de Contas do Estado que proibiu a ele e ao diretor geral da Empresa Cuiabana Alexandre Beloto Magalhães de contratar pessoal para o Hospital Municipal de Cuiabá que não sejam os aprovados no processo seletivo sob pena de multa de 10 UPFs.

A decisão atendeu a uma Representação de Natureza Externa proposta pelos vereadores que fazem oposição ao prefeito, Abílio Júnior (PSC), Felipe Wellaton (PV), Marcelo Bussiki (PSB), Diego Guimarães (PP) e Dilemário Alencar (Prós) que acusam Pinheiro de fraudar o processo seletivo da unidade ao contratar por indicação politica e deixar de fora os aprovados.

Diego destacou que se for contabilizar, há mais de 20 decisões contra a gestão do Emanuel Pinheiro, mas ele faz disso algo corriqueiro no seu dia a dia. Por isso que o TCE determinou que o emedebista cumpra a lei.

“Tem que fazer concurso e processo seletivo e não contratação direta, o que ele tá fazendo é colocar apadrinhados políticos dentro do HMC e deixando quem fez processo seletivo ou aguardando concurso a mercê da sorte. Então entra apadrinhados políticos e quem tem capacidade fica de fora”, frisou.

Outra proibição foi quanto a contratação de empresas terceirizadas que, segundo Diego, era para substituir pessoas que deveriam ser contratadas por concurso ou processo seletivo.

O parlamentar ressaltou que aqueles que foram contratados após processo seletivo tem que ser exonerado. Afirmando que, caso Pinheiro descumpra a decisão, poderá receber multa porque já tinha decisão determinando que a contratação ocorresse por meio de processo seletivo.

Já Abílio afirma que houve uma fraude na contratação de pessoal para o HMC, pois o prefeito contratou pessoas que não foram aprovadas, mas por indicação política.

“O prefeito tem que exonerar quem entrou no jeitinho e chamar quem passou no processo seletivo. O Ministério Público é mais rígido ainda, fala dessa falta de lisura em que o prefeito fica inventando história para dizer que esta fazendo o processo seletivo’, destacou.

O parlamentar disse que por um lado, o prefeito faz o processo seletivo, mas de outro contrata por indicação política e não faz o concurso público que é o que a legislação prevê. Avaliando ser uma falta de lisura de Pinheiro, ou seja, ele estaria mentindo mais uma vez para a população.

“O prefeito é mentiroso não tem como imaginar o que ele vai fazer. O TCE e o MP entendem que o gestor público tem o princípio da boa-fé e sempre agirá em prol do bem das pessoas. Eu já tenho que o Emanuel Pinheiro tem o princípio da má-fé”, disparou.

Abílio garantiu que ficará em cima o tempo todo fiscalizando se o prefeito irá cumprir a decisão do TCE. ‘Vamos brincar de polícia e ladrão, ele na frente correndo e a gente atrás’.
 
 Imprimir