Imprimir

Imprimir Notícia

21/09/2019 às 18:17 | Atualizada: 21/09/2019 às 18:28

Falta de chuva não ameaça produtores no plantio da soja

Gabriella Arantes

O calor intenso e as poucas chuvas não ameaçam a safra de soja 2019/2020 em Água Boa (730 km de Cuiabá). De acordo com  dados da Associação dos Engenheiros Agrônomos, a área plantada  deverá registrar um aumento de 5%, alcançando 200 mil hectares. 

Segundo o secretário Municipal de Administração de Água Boa, Luiz Omar Pichetti, os produtores da região não estão se sentido ameaçados com o clima seco. “É um momento de expectativa, em duas ou três semanas as chuvas vão começar, esse clima não nos assusta, é normal”, disse.

A falta de chuvas no início do ciclo da soja está preocupando alguns produtores de Mato Grosso, uma vez que as temperaturas estão atingindo 40 graus durante o dia. Na capital do estado, foi registrado 42,3°C, a mais alta temperatura dos últimos 108 anos, desde que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) faz essa medição. 
 
O secretário afirmou que os produtores do município estão bem preparados para o plantio da soja. “Todos os insumos, adubos fertilizantes, defensivos agrícolas e maquinários  já estão preparados, a expectativa é que a safra vai ser grande”, finalizou. 

De acordo com os dados da  Somar Meteorologia, as chuvas devem retornar ao Centro-Oeste no fim de setembro. Apesar disso, a precipitação não vão acontecer de maneira generalizada, ficando restrita a algumas áreas agrícolas.
 
 Imprimir