Imprimir

Imprimir Notícia

20/09/2019 às 08:25 | Atualizada: 20/09/2019 às 10:07

Abic realiza premiação dos melhores grãos da safra 2018/19 dia 1 de outubro

Leiagora

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) realizará a premiação Melhores da Qualidade 2018/2019 no Dia Internacional do Café, celebrado em 1º de outubro, no Hotel Renaissance, em São Paulo (SP). A premiação foi criada em 2006 e é um reconhecimento de sucesso certificando excelência em produto e qualidade, informa a Abic, em comunicado.

"Percebemos o movimento do mercado e novas empresas surgindo com foco em melhorar a qualidade da bebida que oferecem ao consumidor. Por isso, optamos por ampliar para empresas de pequeno, médio e grande porte, nas categorias Tradicional, Extraforte, Superior e Gourmet e valorizar as marcas que usam nossa certificação na embalagem, pois auxiliam a entidade a promover a educação para o consumo", informa no comunicado o presidente da Abic, Ricardo Silveira.

A seleção das empresas é feita de acordo com o monitoramento realizado pelo Programa da Qualidade do Café (PQC), realizado a partir de coletas de aproximadamente 5 mil amostras de café em prateleiras de supermercados, empórios, panificadoras e padarias.

"É um processo amplo, que envolve mais de 30 técnicos especializados em avaliação da qualidade do café e utiliza três laboratórios credenciados. Neste ano atingimos mais de 1000 marcas e certificadas pelo programa!", explica Silveira.

As amostras são encaminhadas para laboratórios e avaliadas sensorialmente em uma escala de 0 a 10 pontos, em que o nível mínimo de qualidade do café deve ser 4,5 pontos. E os melhores cafés têm qualidade acima de 7,3 pontos.

O presidente explica que a Abic se preocupa também com toda a cadeia de café e por isso avalia muito além de atributos sensoriais como a fragrância do pó, o aroma da bebida, a acidez, o amargor e etc. "Nos preocupamos com as boas práticas de fabricação em todo os seus processos de industrialização, com a sustentabilidade das etapas e as notas constantes, em todas as análises periódicas do PQC", conclui Silveira.
Direto de São Paulo, Estadão Conteúdo
 
 Imprimir