Imprimir

Imprimir Notícia

20/09/2019 às 10:55 | Atualizada: 20/09/2019 às 11:51

'Fico vai beneficiar o Vale do Araguaia', afirma empresário sobre a construção da ferrovia de integração do centro oeste

Gabriella Arantes

Mato Grosso está entre os estados do país que vão receber a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico). E empresários de Água Boa (a 740 km da capital), já estão na expectativa de início das obras que tem previsão para começar em 2020.

O empresário Pedro Rezende, afirmou para o Leiagora que a ferrovia vai mudar a vida no Vale do Araguaia. “Acredito que a Fico pode beneficiar não só Água Boa, mas como também o Vale do Araguaia todo. A região vai estar bem colocada a nível de país”, disse. 

Com investimento de R$ 4 bilhões, a ferrovia terá quase 400 quilômetros e deverá ligar Água Boa (MT) ao município de Campinorte, em Goiás. A Fico é parte do contexto do projeto da Ferrovia Transoceânica, que busca conectar o litoral atlântico brasileiro ao litoral peruano do Oceano Pacífico. 

De acordo com o empresário, a ferrovia vai garantir um avanço no processo de escoamento de grãos do Estado. “Vamos ter mais opções para escoar o produto. A região vai ter melhores condições de vender o seu produto, e os insumos vão chegar com melhor preço e qualidade para o produtor final”. 

O objetivo inicial da Fico é, propor uma opção logística ferroviária eficiente para o escoamento da produção de grãos da região Centro Oeste, em direção aos portos brasileiros de grande capacidade, acessados a partir da Ferrovia Norte-Sul e consequentemente a malha nacional. 
 
 Imprimir