Imprimir

Imprimir Notícia

24/09/2019 às 15:28 | Atualizada: 24/09/2019 às 16:26

Fávaro deve assumir Senado caso Selma seja cassada

Fernanda Leite

Para o presidente estadual do MDB, deputado federal Carlos Bezerra, caso seja concretizada a cassação da senadora Selma Arruda (Podemos) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o terceiro colocado nas eleições passada, no caso, Carlos Fávaro (PSD), deve assumir à vaga.

“Mesmo que todos estejam dando como certo essa cassação, a eleição é incerta. Há uma tese no TSE muito forte em que caso de cassação por abuso de poder econômico quem assume é o segundo colocado”, analisa.

O autor da ação, Fávaro, havia tentado assumir a vaga  quando o Tribunal Regional de Mato Grosso (TRE) cassou, por unanimidade, o mandato da ex-juíza. Mas o pedido foi negado. No TSE, ele também pede para assumir o mandato, no entato, o parecer da Procuradoria Geral é para realização de novo eleição. Agora aguarda-se julgamento em plenário para decidir. A expectativa é de que o processo entre em pauta ainda este ano. 

Nas eleições de 2018, Selma foi a primeira colocada entre 12 candidatos ao Senado. Ela obteve 678.542 (24,65%). O segundo colocado, Jayme Campos (DEM), com 490.699 votos, ou (17,82%). Na terceira colocação, ficou Carlos Fávaro com 434.972 votos, (15,8%) total dos votos.

Selma é acusada de cometer caixa dois e abuso de poder econômico por ter feito gastos eleitorais antes do período permitido por meio de um contrato simulado de empréstimo. 
 
 Imprimir