Imprimir

Imprimir Notícia

26/09/2019 às 08:36 | Atualizada: 26/09/2019 às 10:02

PF deflagra operação para combater extração ilegal de ouro no Estado

Luzia Araújo

Quatro municípios de Mato Grosso são alvos da “Operação Trypes” deflagrada pela  Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (26), para investigar irregularidades na extração de ouro em garimpos do Estado. Os mandados de prisão estão sendo cumpridos nas cidades de Juína, Aripuanã, Alta Floresta e Paranaíta.
 
A operação foi deflagrada após investigações sobre um avião carregado de ouro localizado na cidade de Aripuanã, em junho deste ano. Dois homens foram presos no flagrante. Na aeronave foram encontrados 6,5 quilos de ouro avaliados em R$ 7 milhões.

As investigações apontam que a comercialização ocorria por meio de um articulado esquema de lavagem de dinheiro, envolvendo emissão de documentos falsos e uso de contas bancárias abertas para esta específica finalidade criminosa.

Os presos depois de passarem por exame de corpo e delito serão encaminhados para as cadeias públicas da cidade ou região em que residem. As ordens judiciais foram expedidas pela 5ª. Vara da Justiça Federal de Mato Grosso e o inquérito corre em segredo de justiça.

Nome da operação

O nome da operação deriva da palavra grega “trypes” que significa “buracos”. Esta é uma alusão à situação em que ficou a região após a ação dos criminosos.

Atualizada às 10h
 
 Imprimir