Imprimir

Imprimir Notícia

01/10/2019 às 17:25 | Atualizada: 02/10/2019 às 02:21

Usina com capacidade de produção até 360 milhões de biodiesel é inaugurada em Cuiabá

Gabriella Arantes e Alline Marques

Com capacidade de produção de até 360 milhões de litros de biodiesel ao ano, a Delta Energia inaugurou, nesta terça-feira (01.10), a segunda unidade da usina no Brasil e passa a ser o quinto maior produtor do combustível no país. A planta em Cuiabá é sétima maior do setor e a responsável pela geração de cerca de 100 novos empregos na capital diretos.

A fábrica ocupa uma área de 50 mil m² e está apta a usar óleo vegetal e gordura animal para a produção de biodiesel B100. A usina foi instalada em uma planta localizada no Distrito Industrial que estava paralisada há seis anos. O espaço recebeu investimentos em manutenção, reforma e ampliação, que resultaram na modernização de suas instalações.

O superintendente da Delta Energia, Silvio Roman, destacou a importância de Mato Grosso para o setor de biodiesel, já que o estado é o maior produtor de soja do mundo e está em segundo na produção do biocombustível. Além disso, ele contou ter recebido o apoio do governo para a vinda da empresa para o estado.

“Adquirimos a planta em janeiro e fizemos a ampliação. Mato Grosso é estratégico porque temos a matéria prima no estado. Estamos no seguimento há praticamente nove anos com uma unidade em Mato Grosso do Sul e vimos a oportunidade de vir para Mato Grosso com o apoio do estado”, relatou.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo Oliveira, afirmou que a chegada da usina representa um reforço à estratégia de incentivo ao biocombustível, colocando Mato Grosso num cenário de liderança no setor, além de trazer uma produção sustentável.

“É importante para o desenvolvimento do estado, para quem olha para Mato Grosso e percebe este mercado disponível. Não há crise que supere um espírito empreendedor”, comentou.

O governador Mauro Mendes (DEM) ressaltou que é a vinda da usina representa um investimento importante de um setor em desenvolvimento no nosso país e a expectativa é de crescimento de até 50% a demanda. Além disso, ele lembrou que a empresa foi instalada numa planta que estava desativada há mais de cinco anos, o que acaba colaborando para o desenvolvimento.

Mendes disse acreditar no potencial da empresa para que se torne líder no segmento e isto só beneficia Mato Grosso. “Pela característica da empresa e a oportunidade que o mercado e Mato Grosso oferece não tenho dúvida que venha a ser líder e este é um desafio em conjunto fazer crescer a produção em Mato Grosso beneficiando o estado”, afirmou.

A Delta já obteve todas as autorizações de licenças junto aos órgãos reguladores para funcionar. A comercialização será realizada por meio de licitações públicas promovidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
 
 Imprimir