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18/10/2019 às 17:06 | Atualizada: 18/10/2019 às 17:06

Prefeitura lança licitação para transporte coletivo e cinco empresas participam

Luana Valentim

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) lançou nesta sexta-feira (18) a primeira fase da licitação do transporte coletivo de Cuiabá que tem uma previsão de receber em média R$ 263 milhões da empresa vencedora do certame que terá uma duração de 20 anos podendo ser prorrogado por mais cinco. A licitação será em quatro lotes. Do total de lotes, cada empresa pode arrematar no máximo dois.

Ao todo, cinco empresas concorrem no certame são: Integração Transporte LTDA, Caribus Transportes e Serviços LTDA, Rápido Cuiabá Transporte Urbano LTDA, Viação Paraense LTDA e Pantanal Transporte Rodoviário e Serviço de Locação Eireli.

Vale lembrar que já são 20 anos sem licitação para o transporte público que hoje é monopolizado pela Pantanal Transporte.

Pinheiro destacou que homologando hoje todo o resultado da licitação, espera assinar o contrato em um prazo máximo de 30 dias. “Hoje foi a abertura dos envelopes para se conhecer as quatro empresas concorrentes do certame que vão operar o serviço de transporte coletivo de passageiros em Cuiabá nos próximos 20 anos. As empresas se submeteram a uma série de condições que eu mesmo determinei no edital de licitação com intuito de avançar no sistema garantindo mais humanização, eficiência, comodidade e conforto para a população”.
 
Pinheiro explicou que as empresas poderão participar dos quatro lotes, mas vencer apenas um para assim possibilitar a livre concorrência e com isso se estabelecerá quem tiver maior competência. Podendo ele fiscalizar os serviços prestados aos cuiabanos.
 
“Imediatamente, as empresas que apresentarem no lance hoje o maior número de carros 0km e com ar-condicionado, com certeza sairá na frente e deverá ser a vencedora de cada lote. No mínimo hoje temos 60 ônibus com ar-condicionado dos 360 que operam em Cuiabá. Pela proposta nossa hoje, teremos no mínimo 125 ônibus com ar-condicionado”, frisou.
 
Da mesma forma, afirmou ele, será feito com os ônibus 0km que há hoje cerca de 20% da frota e a empresa que apresentar no mínimo 30% saíra na frente. Esperando que dentro de cinco anos, 100% da frota seja de ônibus novos e com ar-condicionado.


Quanto a tarifa, Pinheiro disse que será mantido o valor de R$ 4,10 e que a Arsec irá discutir os reajustes anuais condicionando as melhorias do sistema no atendimento à população. Também será implantado em Cuiabá o transporte para passageiros que moram em zonas rurais.
 
Para isso, as empresas terão seis meses para criar junto a Secretaria de Mobilidade Urbana e Arsec esse atendimento rural. Precisando mensurar o custo disso para decidir o que cada empresa contribuirá com o município.


“Agora todo o recurso que entrar será publicitado e dado toda a transparência para ser reinvestido na melhoria do transporte coletivo para avançar e humanizar garantindo o atendimento aos usuários do sistema que só em Cuiabá são cerca de 150 mil por dia que dependem do transporte coletivo”, afirmou.

VLT OU BRT

De acordo com Pinheiro, a licitação adequa o modal que for escolhido pelo governador Mauro Mendes (DEM) para assim não prejudicar a população cuiabana. Ou seja, sugeriu que haja uma estação separada para o modal e um cartão para fazer integração.

 
 
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