Imprimir

Imprimir Notícia

29/10/2019 às 14:32 | Atualizada: 29/10/2019 às 14:50

MP instaura inquérito contra Cervejaria Louvada por despejar resíduos no Rio Cuiabá

Maisa Martinelli

O Ministério Público do Estado (MPMT) instaurou inquérito civil para investigar a Indústria de Bebidas Louvada por supostamente poluir o Rio Cuiabá com rejeitos de fabricação de cerveja. O inquérito é fruto de uma denúncia feita pela Associação de Moradores do Residencial Claudio Marchetti.

A portaria foi assinada pelo promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano, no dia 14 de outubro.

De acordo com o documento, já foram requisitadas informações à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades) em relação à expedição de licença para o despejo dos produtos, porém a empresa não atendeu a requisição.

Além disso, a Louvada já havia sido notificada pela Secretaria de Municipal de Ordem Pública (SORP) para que providenciasse o projeto de tratamento de efluentes comercial/industrial, também sem resposta.

Como para o regular funcionamento de todo estabelecimento comercial se faz necessário obtenção das devidas licenças e autorizações dos órgãos competentes, o MP determinou a instauração do inquérito.

Assim, deu o prazo de 10 dias para que Smades preste informações acerca da expedição de licenças/autorizações em favor da Indústria de Bebidas Louvada para despejar tais rejeitos.

A SORP, por sua vez, também tem 10 dias para verificar se a empresa possui projeto de filtragem do rejeito da fabricação de bebidas bem como se o projeto de tratamento de efluentes já foi elaborado e executado.

A vistoria deverá ser feita no prazo de 30 dias pelo Centro de Apoio às Promotorias de Justiça.

O promotor também designou uma audiência para fevereiro de 2020.
 
 Imprimir