Imprimir

Imprimir Notícia

30/10/2019 às 14:32

Aves/MT: setor conta com novo seguro para influenza aviária e doença de Newcastle

Leiagora

A Associação Mato-Grossense de Avicultura (Amav) assinou nesta terça-feira, 29, em Brasília, um seguro avícola para influenza aviária e doença de Newcastle. No caso de surto das doenças, o fundo da Amav recebe a indenização da seguradora Fairfax e repassa para o produtor. O seguro vale para o Estado de Mato Grosso, mas a associação pode decidir ajudar em casos de surtos em outros Estados.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ariel Antônio Mendes, é o primeiro seguro do tipo no mundo. "Existem seguros para catástrofes, vendavais, mas não seguros sanitários nesse molde", disse ele à reportagem. Ele afirma que o instrumento vale apenas para as duas doenças, por serem enfermidades em que a notificação e o sacrifício são obrigatórios, facilitando a comprovação de infecção.
"A ideia é ampliar esse seguro para suínos e bovinos", afirmou Mendes, acrescentando que, para suínos, a intenção é fazer o seguro para as pestes suínas clássica e africana e, no caso de bovinos, para febre aftosa. Nos Estados de Paraná, Santa Catarina e Goiás há "estudos avançados" para a replicação do seguro, disse ele.

A assinatura ocorreu em Brasília e contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina; do secretário-executivo do Ministério, Marcos Montes; do secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, e do presidente da Amav, Tarcísio Choroeter, entre outros. Em discurso, a ministra elogiou o fato de o setor fazer esse tipo de seguro sem depender do governo.

 
Direto de São Paulo, Augusto Decker, Estadão Conteúdo
 
 Imprimir