Imprimir

Imprimir Notícia

05/11/2019 às 13:07

Produtos colhidos pela Empaer são destinados a entidades filantrópicas

Leiagora

No Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) programou para quarta-feira (06.11), a partir das 08h, a colheita de vários produtos cultivados no Espaço da Família Rural. Em uma área de cinco mil metros quadrados foram construídos 43 canteiros de 15 metros quadrados com diferentes hortaliças, frutíferas, feijão, arroz, trigo, milho, mandioca, flores tropicais e outros. O Espaço mostra tecnologias voltadas para a agricultura familiar.

O coordenador regional da Empaer, Vico Capistrano Alencar, destaca que o Espaço da Família Rural teve como objetivo inicial atender os produtores rurais do Vale do Rio Cuiabá e demais visitantes com informações sobre o processo de plantio, cultivo, colheita, cuidados com o solo, meio ambiente, área social, assistência técnica, extensão rural, políticas públicas e outros.

Ele explica que serão colhidos nesta semana, legumes verduras, tais como abobrinha, jiló, maxixe, pimentão, quiabo, alface, salsa, cebolinha e outros. Todos os produtos que estão no período de colheita serão encaminhados para entidades filantrópicas. A estrutura que foi montada para expor o trabalho pelos técnicos da empresa é executada em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá.

Vico comenta que o Espaço da Família Rural ficará exposto para visitação de forma permanente e em definitivo no local, para apoiar atividades didáticas e técnicas aos agricultores familiares, professores, estudantes, pesquisadores, extensionistas e comunidade em geral. “Faremos a colheita e em seguida, a preparação do solo para realizar o plantio de algumas culturas. Este local será usado para realizar a interação com produtores e interessados em diversificar, criar oportunidades de negócio”, esclarece.

A intenção é mostrar o trabalho da Empaer que é sobre fruticultura, hortaliças, culturas anuais, pastagens para pecuária de corte, leite e outros. São apresentadas, na prática, alternativas para diversificação da produção com potencial para gerar lucro e renda para os agricultores familiares. O coordenador fala que após a colheita será elaborado um plano de plantio para o cultivo de novas culturas.
 
Direto da redação, Rosana Persona | Empaer | MT
 
 Imprimir