Imprimir

Imprimir Notícia

13/11/2019 às 10:41 | Atualizada: 12/02/2020 às 11:15

Coronel Zaqueu recorre de sentença condenatória

Maisa Martinelli

A defesa do coronel Zaqueu Barbosa entrou com apelação contra sentença condenatória de 8 anos de reclusão em regime semiaberto, proferida pelo juízo da Vara Militar de Cuiabá no último dia 7. Ele foi condenado pelos crimes de ação militar ilícita, falsificação de documento e falsidade ideológica no esquema  de interceptações telefônicas que ficou conhecido como “Grampolândia Pantaneira”. O recurso foi protocolado no dia 7 de novembro.

Logo após da sentença, a defesa do réu prometeu que iria recorrer da decisão, já que esperava uma condenação mais “justa e proporcional”. Além dos 8 anos de prisão, Zaqueu também foi condenado à perda da patente.

“A decisão foi bastante sucinta e centrou basicamente na questão de não acolher os crimes de falsidade como uma parte da interceptação ilegal, então julgou cada crime de forma independente e por isso se chegou a uma pena absolutamente incompatível com aquilo que foi confessado. Nossa luta era para haver uma pena proporcional com aquilo que ele confessou, a pena foi exacerbada”, pontuou o advogado Francisco de Assis.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) irá analisar a apelação. Caso não seja deferida, a defesa de Zaqueu ainda pode recorrer no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
 
 
 Imprimir