Imprimir

Imprimir Notícia

22/11/2019 às 18:00

Residência dos Governadores reúne passado e presente em evento dedicado às tradições

Leiagora

No fim da tarde desta quinta-feira (21.11), o Museu Residência dos Governadores abriu as portas para o primeiro “Sarau Reencontro” do ano, um evento que busca atrair a cuiabania para este importante patrimônio histórico e cultural da capital.

Logo na entrada do casarão, o professor Anibal Alencastro falou do significado do evento e relembrou a Cuiabá de antigamente com seus quintais festivos, uma cidade dedicada a cultura e a arte, tradicionalmente.  

“Os saraus são um costume da cuiabania desde o século 18, quando a navegação ainda era muito intensa e os navios traziam pianos para cá. Na Rua 13 de Junho, cada casa tinha um piano e todo fim de semana tinha um sarau. É de suma importância relembrar esses momentos. É preciso estimular sempre nossas tradições”, ressalta.

O tradicional "tchá cô bol"o somado à música são características fortes do sarau cuiabano. Na programação desse primeiro “Sarau Reencontro”, o Coro Experimental MT cantou clássicos do rasqueado cuiabano e autoridades do passado e da atualidade, contaram causos e curiosidades da história de Mato Grosso. 

“Tive o privilégio de transformar este lugar num museu, em 1986. Resolvi transformar esse patrimônio que durante mais de 40 anos serviu de residência oficial dos governadores de Mato Grosso. Começou com Júlio Müller na década de 30 e foi até Júlio Campos, em 1986. Hoje é um patrimônio lindo, com os moveis, as pratarias e vestuários antigos a serviço da comunidade”, relembra o ex-governador Júlio Campos.

Sobre o sarau, Júlio Campos garante que se trata de uma das mais importantes tradições da cuiabania e que é necessário valorizar para não perder de vista.

“Hoje, revivendo esse momento com esse belo sarau cuiabano, percebo o quanto é importante e muito bom recuperar as memorias cuiabanas. Uma bela iniciativa do governo Mauro Mendes por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, capitaneada pelo secretário Allan Kardec. É preciso reviver nossas tradições diariamente para que as pessoas conheçam a verdadeira tradição cuiabana”, aponta.  

Para Vicente Paulo, superintendente de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, a ideia do “Sarau Reencontro” surgiu da necessidade de reviver as tradições e valorizar o nosso patrimônio material e imaterial.

“Há muito não temos esse tipo de atividade, o sarau, no Museu Residência dos Governadores. Pensamos em chamar alguns ex-governadores que viveram aqui para compartilhar conosco suas experiencias. Com isso, surgiu a necessidade de agregar algo a mais. Foi então que pensamos em lançar algumas propostas de investimento na área da cultura via parceria público privado. Há uma vontade do governo em fazer essas parcerias. Assim, apresentamos um pouco dessas propostas fazendo com que desperte na população essa necessidade de investir na cultura”, conclui.

Além do ex-governador Júlio Campos, também compareceu ao "Sarau Reencontro" o ex-governador Edson Freitas, que assumiu no lugar do então governador Carlos Bezerra, em 1989, que renunciara para concorrer ao senado e acabou derrotado. O secretario-adjunto de cultura, Paulo Travem também prestigiou o evento. 

"O último governador a viver na Residência dos Governadores foi Júlio Campos. E é um privilégio poder recebe-lo hoje aqui, no Museu totalmente reestruturado. Aproveito para convidar toda a população a visitar o Museu Residência dos Governadores que está realmente lindo”, conclui Traven.  

Museu Residência dos Governadores

Durante 45 anos, a Residência dos Governadores abrigou 14 dirigentes do Estado e suas famílias. Atualmente tem funcionalidade museológica, mais um equipamento cultural que expões de forma permanente e didática itens do antigo mobiliário, pratarias, louças, entre outros objetos antigos, aberta de segunda-feira a sexta-feira, sempre das 10h às 17h.

O Museu Residência dos Governadores está localizada no Centro Histórico de Cuiabá e é considerada um importante espaço para a sociedade cuiabana pelo seu valor histórico e arquitetônico. Inaugurado em 1940, o projeto do prédio tem estilo neocolonial de matriz norte-americana, chamado às vezes de estilo “mission”, baseado nas antigas missões espanholas da Califórnia.

Serviço

O Museu Residência do Governadores está localizado na Rua Barão de Melgaço, 3565 - Centro Norte de Cuiabá e é um aparelho museológicos geridos pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 09h às 17h.

Informações: (65) 3613-0225/0209.

 
Direto da redação, Protásio de Morais | Secom-MT
 
 Imprimir