Imprimir

Imprimir Notícia

02/12/2019 às 15:00

Internacionalização do aeroporto de VG está próximo de 'sair do papel'

Fernanda Leite

Senador Wellington Fagundes (PL) e o delegado da Receita Federal em Mato Grosso, Oldesio Silva Anhesini, estiveram no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, para anunciar que o processo de internacionalização da estrutura aeroportuária e nesta terça-feira (3) será publicada no Diário Oficial da União (DOE) as mudanças e revisão do manual da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).

“Não existe burocracia, o que existe é o cumprimento do ato legal de uma norma que disciplina uma área alfandegamento. O Aeroporto já é alfandegado para carga desde 2005, agora, é para passageiros.  A Receita intende como necessário para o Estado porque vai agregar valores. Aqui é um estado de potencial, o PIB é um dos maiores do país. Temos que lembrar do turismo também, vai fomentar. Desde que cumpram os quesitos legais a receita vai estar junto nesse processo”, disse.  

Quanto aos ilícitos tributários, ele explica que a Receita está pronta para fazer a vigilância. “Tem os ilícitos tributários que ocorrem em todos aeroportos que é internacionalizado, a receita tem que fazer a vigilância e prevenção dos ilícitos. Para que a prevenção ocorra tem que ter estrutura para ter segura, agilidade e privacidade aos passageiros. Isso estamos conversando com o novo administrador”, completou.

 O senador analisa que a espera do manual é essencial para conclusão do processo. ““Existe uma expectativa muito grande no que diz respeito a publicação da revisão do manual da Conaero. Esperamos que ele venha trazer um facilitador, em termos da parte administrativa, que nunca foi a nossa preocupação, em possibilitar essa adequação de forma mais rápida, sem necessidade de área, que muitos disseram. O Aeroporto será bom para exportar e importar nossos produtos. Tudo isso está previsto na concessão do aeroporto. Vamos comemorar”, avalia.

Os secretários de turismo do Estado e do município, Jeferson Moreno e Francisco Vuolo também estiveram na reunião e ressaltaram a importância da internacionalização do aeroporto para alavancar o turismo no Estado.

Inicialmente, as operações aéreas serão para os  países sul-americanos, com previsão de dois voos semanais para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Existe conversações com empresas áereas do Peru. 
 
 
 
 
 
 
 Imprimir