Imprimir

Imprimir Notícia

04/12/2019 às 09:36

Indea confirma mais um caso de raiva em bovinos no Médio Araguaia

De Água Boa - GM

Mais um foco de raiva bovina na região do Araguaia foi confirmado pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea). Dessa vez um bovino de uma propriedade rural em Água Boa (750 km de Cuiabá) após a realização de exames teve laudo laboratorial positivo para a raiva.

O Indea informou que o proprietário do animal apresentou histórico de vacinação contra a raiva em etapas definidas.  É importante que se faça a vacinação anual dos rebanhos contra a raiva.

O animal que estiver com a doença deve ser isolado, e os animais que estejam no rebanho onde a doença for detectada também devem ser vacinados e revacinados após 30 dias de intervalo. Além disso, todos os produtores rurais em um raio de até 12 km do local onde o foco foi detectado, devem vacinar obrigatoriamente seus animais, para evitar que a doença se alastre.

Após o processo de vacinação, o produtor deve realizar de imediato a comunicação da vacinação ao Indea, lembrado ainda que a vacinação tradicional contra a raiva acontece em maio, porem a dose é imunizadora para apenas um ano.

Na região do Médio Araguaia foram confirmados esse ano casos de raiva em Água Boa, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Ribeirão Cascalheira e também Bom Jesus do Araguaia.
 
 Imprimir