Imprimir

Imprimir Notícia

07/12/2019 às 16:21

'Quem fizer desmatamento ilegal deve ser punido’, afirma engenheiro florestal

Gabriella Arantes

Durante uma entrevista para o Leiagora, o presidente da Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (AMEF), Benedito Carlos de Almeida, afirmou que o desmatemto em Mato Grosso precisa ser combatida de forma veemente e a Lei Federal contra o desmatamento 2019/1 precisa ser aplicada.

“Quem cometer esse ilícito deve ser punido no vigor da lei. Nós, enquanto engenheiros florestais e responsáveis técnicos pelo desenvolvimento sustentável do Estado, estamos extremamente favoráveis ao desmatamento ilegal”, disse o engenheiro florestal.

De acordo com dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), Mato Grosso foi o segundo Estado que mais desmatou no período analisado, atrás apenas do Pará. Atingindo 1.685 quilômetros quadrados de desmatamento. 

O presidente da AMEF, também esclareceu que que existe alguns agentes que contribuem para o desmatamento ilegal. “ Uma das principais causas da retirada da vegetação nativa é  o grileiro e o garimpeiro, que entram na propriedade de forma ilegal e desmatam”, conclui. 

Para evitar a propagação do desmatamento e exploração florestais ilegais, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) iniciou o trabalho de notificação remota via ligação telefônica. O objetivo é alertar os proprietários de imóveis para que as infrações ambientais não prossigam.
 
 Imprimir