Imprimir

Imprimir Notícia

08/01/2020 às 11:20 | Atualizada: 08/01/2020 às 12:04

Faleiros recebe denúncia contra bombeiros

Luana Valentim

O juiz da 11ª Vara Criminal Especializada da justiça Militar Marcos Faleiros recebeu uma denúncia contra dois membros do Corpo de Bombeiros, o tenente-coronel Licínio Ramalho Tavares e o segundo tenente José Ribamar dos Reis Marinho, na qual eles são acusados de vender materiais de uso obrigatório para alunos do 16º Curso de Formação de Soldados Bombeiro Militar.

O magistrado designou a audiência para o dia 07 de maio, às 14h. A defesa dos bombeiros tem até 48h, após a sessão de instrução, para arrolar testemunhas ao processo.

O Ministério Publico do Estado denunciou os militares ainda no ano passado, acusando-os de estarem comercializando o material. O ato é considerado crime conforme o artigo 204 do Código Militar. Ao serem questionados, os bombeiros confessaram o crime.

Segundo o órgão ministerial, os bombeiros se aproveitaram de seus cargos, já que Licínio era coordenador do curso e José instrutor em “Salvamento em altura estágio de prevenção e Combate a Incêndio Florestal”, para vender os materiais exigidos para a realização das aulas práticas como óculos, mosquetões, capacete, luva de raspa, cabo da vida, kit de salvamento, entre outros.

Conforme a denúncia, pelo menos 20 alunos confirmaram que os bombeiros exigiam que os materiais de uso obrigatório fossem padronizados e aqueles que não cumprissem o prazo de pagamento, sofriam punições.
 
 Imprimir