Imprimir

Imprimir Notícia

10/01/2020 às 23:25

Deputados rejeitam parecer de Janaina e aprovam contas de Taques por 18 a 5

Alline Marques

Os deputados aprovaram as contas do ex-governador Pedro Taques (PSB) por 18 a 5. Sem muita discussão sobre o assunto e apenas a manifestação de Valdir Barranco (PT) e Wilson Santos (PSDB), os parlamentares votaram rapidamente e contrariaram o parecer da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária que pedia a reprovação das contas, com um relatório elaborado pela deputada Janaina Riva (MDB), que estava ausente na sessão devido um problema de saúde e recomendações médicas para repousar.

Barranco, que havia pedido vista na última sessão de 2019, fez a defesa do relatório apresentado por Janaina, pediu a reprovação, e destacou os inúmeros problemas que ocorreram na gestão do ex-governador, dentre eles, os relacionados à Educação, com os recursos, por exemplo, do Fundeb.

Por outro lado, Wilson Santos, que foi secretário na gestão de Taques e líder do governo na gestão passada, pediu para que os deputados seguissem a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que recomendou a aprovação.

Janaina Riva havia apontado inúmeras faltas graves e gravíssimas. A pontuou ainda, em sua fundamentação, a incompetência a gestão temerária e atos antirrepublicanos de autoria perpetuados na gestão no curso de 2018. E chegou ainda a considerar as falhas pior que a do ex-governador Silval Barbosa.

Dentre as falhas apontadas estavam, estão a realização de despesas sem necessidade de autorização legislativa e sem indicação de recursos, destinação menor de repasses com base na receita corrente líquida na manutenção do desenvolvimento da Unemat, ultrapassagem do limite emergencial com gastos de pessoal.
 
 
 
 Imprimir