Imprimir

Imprimir Notícia

18/01/2020 às 15:28

MEC divulga notas do Enem com erro

Leiagora

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, admitiu neste sábado 18 que algumas notas do Enem foram divulgadas com erros. Em um vídeo divulgado hoje, ele afirmou que o MEC encontrou “inconsistências na contabilização e correção da segunda prova.”

Após os resultados individuais serem liberados na sexta-feira 17, diversos participantes relataram em redes sociais que suas notas poderiam estar equivocadas. Quase quatro milhões de pessoas participaram do exame em 2019.

Segundo Weintraub, os erros atingiram “um número de candidatos pequeno”, “cerca de 0,1% dos participantes”, que tiveram “o gabarito trocado quando foi fechado os envelopes”. A correção do problema deve ocorrer até segunda-feira 20.

No vídeo, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Alexandre Lopes, afirma que o órgão está investigando a possibilidade de outras inconsistências. Ele também pediu para que os participantes que tenham dúvidas “ou se sentir prejudicado” enviem um email com nome e CPF para enem2019@inep.gov.br, pois o Inep “fará a avaliação manual da sua prova”.

Na sexta-feira, Weintraub afirmou que o exame havia sido o “melhor de todos os tempos” e que a edição não teve polêmicas. “[Está] tudo mostrando que foi o Enem de todos os tempos. Mostrando que gestão e eficiência e respeito ao dinheiro público são marcas do governo Bolsonaro. Resumidamente, estou muito satisfeito.”

“Não teve polêmica, foi tudo muito aceito. A gente não teve problema operacional nenhum a cargo do MEC [Ministério da Educação]. A única coisa que houve, pontualmente, foi uma tentativa de sabotagem, uma pessoal que já está com a Polícia Federal. Então não prejudicou nada”, afirmou.
Direto da redação, Agência Brasil
 
 Imprimir