Imprimir

Imprimir Notícia

28/01/2020 às 14:49 | Atualizada: 28/01/2020 às 15:01

Colheita da soja passa dos 14% em Mato Grosso e supera média dos últimos 5 anos

Edyeverson Hilario

A colheita da safra 2019/2020 da soja mato-grossense alcançou 14,42% do total produzido no Estado. Apesar do atraso no início dos trabalhos, os produtores aumentaram o desempenho no campo e na última semana conseguiram, inclusive, ultrapassar em 1,33% a média de colheita dos últimos cinco anos.

A região que apresentou o maior avanço foi a médio-norte, com 20,29% da soja colhida. Em contrapartida, os municípios do nordeste mato-grossense foram os que mais apresentaram lentidão nos trabalhos, tendo alcançado apenas 5,36% do total produzido na região. Volume 3,82% menor que o demonstrado no mesmo período da colheita passada.

Produtividade

O desempenho das lavouras também demostrou bons resultados na última semana. Produtividade ligada a “boa resposta das cultivares às condições climáticas desta safra, que possibilitaram boas chuvas e boa incidência de radiação solar”, explica o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Os produtores devem ter motivos para comemorar até terminar os trabalhos nos campos, pois, “as chuvas previstas para as regiões de plantio seguem propícias para a colheita”, diz o Imea. Com um clima ideal em conjunto com o desempenho das máquinas, os sojicultores terão dias tranquilos.

 
 
 Imprimir