Imprimir

Imprimir Notícia

29/01/2020 às 13:42

Câmara recorre novamente para impedir recomeço da CPI do Paletó

Alline Marques

A novela da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Paletó continua na Câmara de Cuiabá. Após análise da Procuradoria Geral da Casa de Leis, o presidente Misael Galvão (PTB) optou por recorrer da decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que determinou o retorno da investigação contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) no Parlamento Municipal.

O petebista anunciou a sua posição nesta terça-feira, dia 28, por meio de nota encaminhada a imprensa. No informe, o presidente destaca que a Procuradoria “entendeu necessária a apresentação do Recurso correspondente, com o intuito de defender os atos praticados por este Parlamento”.

No último dia 10, a desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos revogou a liminar que suspendeu a chamada “CPI do Paletó”.

A investigação no âmbito do Legislativo Municipal apura suposto recebimento de propina por parte do chefe do Executivo Municipal. O processo foi instaurado com base em um vídeo no qual Pinheiro aparece recebendo maços de dinheiro das mãos do ex-chefe de gabinete de Silval Barbosa, Sílvio César Correa Araújo.

A suspensão dos trabalhos se deu por decisão da própria magistrada, em outubro do ano passado, em face de um recurso interposto pelo Legislativo Cuiabano.

A discussão sobre os trabalhos da CPI do Paletó se dá no âmbito de um mandado de segurança interposto pelo vereador Diego Guimarães (PP). No ano passado, o progressista obteve uma decisão favorável da Justiça, que garantiu a continuidade das investigações.

No entanto, o despacho determinou a nomeação de novos membros, sob a alegação de que os vereadores Adevair Cabral (PSDB) e Mário Nadaf (PV), que figuravam como relator e membro da CPI, não teriam assinado o requerimento inicial para instauração da investigação.

Partindo disso, o presidente do Legislativo determinou que novos membros fossem escolhidos por meio do Colégio de Líderes. Os vereadores Toninho de Souza (PSD) e Sargento Joelson (PSC) ganharam no voto e foram escolhidos como relator e membro da CPI.

Apesar disso, o presidente da Casa de Leis optou por recorrer da decisão, a fim de manter a formação original. O petebista impetrou com um pedido de efeito suspensivo, o que resultou na suspensão dos trabalhos novamente.

Com a nova decisão, os trabalhos da CPI deveriam ser retomados com Marcelo Bussiki (PSB) na condição de presidente, Toninho de Souza na condição de relator e Sargento Joelson como membro.

Diante do recurso impetrado pelo Legislativo, o presidente aguarda um novo posicionamento da Justiça.
 
 Imprimir