Imprimir

Imprimir Notícia

11/02/2020 às 15:22

Vereadores antecipam votação sobre cassação de Abílio para esta quarta

Alline Marques

O processo de cassação do vereador Abílio Junior (PSC) está próximo de ter um fim. Após anunciarem que o relatório seria apresentado na quinta (13), os parlamentares resolveram antecipar para esta quarta-feira (12), data em que a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Cuiabá irá se reunir, extraordinariamente, a partir das 7h para tratar do assunto.

Na oportunidade, o vereador Ricardo Saad (PSDB) irá apresentar o relatório final do processo de quebra de decoro parlamentar contra o vereador. O documento será lido pelo relator e em seguida votado pelos membros da Comissão. Após será entregue à presidência do Parlamento Municipal para devidas providências.

Com o relatório em mãos, o presidente do Parlamento Municipal Misael Galvão (PTB) deve encaminhá-lo a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que terá 15 dias para emitir parecer.

Nos bastidores, o clima é tenso, uma vez que os parlamentares ainda não sabem qual é o posicionamento do relator do processo. O processo de cassação contra Abílio foi instaurado no Legislativo Cuiabano em outubro do ano passado. A medida é reflexo de uma representação de autoria do ex-vereador Oseas Machado, a qual aponta excessos cometidos pelo referido parlamentas no decorrer do seu mandato.

Oseas, que também é diretor do Hospital São Benedito, acusa o colega de “ter praticado, de forma reiterada e conscientemente, atos incompatíveis com o decoro parlamentar, por abuso de prerrogativas constitucionais asseguradas ao vereador”.
 
 Imprimir