Imprimir

Imprimir Notícia

12/02/2020 às 08:22 | Atualizada: 12/02/2020 às 08:37

Comissão não termina análise e Botelho adia mutirão de votação da Assembleia

Camilla Zeni

O intensivão dos deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), marcado para esta quarta-feira (12), foi adiado para a próxima a próxima semana.

O comunicado foi feito pelo presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho (DEM), na sessão dessa terça-feira (11). 

Ele justificou que a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) não tinha terminado de analisar os documentos e, por isso, o dia de trabalho intensivo teria que ser remarcado para a próxima quarta-feira (19).

O mutirão tinha sido convocado por Botelho na primeira sessão da Assembleia em 2020. Naquele dia o parlamento também enfrentou a recorrente falta de quórum no plenário, o que levou o parlamentar a dar um aviso aos colegas.

Segundo o parlamentar, a presença dos deputados é necessária para a análise de cerca de 35 vetos do governador Mauro Mendes. 

Já na sessão de ontem Botelho tornou a avisar aos parlamentares que a presença é indispensável, sob risco de cortes na verba indenizatória.

Vetos
Nessa terça-feira (11), a CCJR também fez uma reunião extraordinária durante a tarde, para tentar finalizar a análise dos vetos. 

Nessa sessão, 11 vetos foram analisados, sendo que quatro tiveram parecer pela manutenção e sete pela sua derrubada. 

Um desses textos diz respeito ao "botão do pânico", dispositivo de segurança para mulheres vítimas de violência doméstica.

O governador tinha vetado a matéria, alegando que o assunto deveria ser iniciativa do Executivo, ou seja, a Assembleia estaria usurpando a competência do governo. 

No entanto, os deputados entenderam que se trata de interesse público, porque se trata de matéria de segurança pública. Eles derrubaram o veto de Mauro Mendes (DEM), portanto.
 
 Imprimir