Imprimir

Imprimir Notícia

13/02/2020 às 12:30

Prefeito busca revitalização do aeroporto de Nova Xavantina

De Água Boa - GM

O Aeroporto de Nova Xavantina (651 Km de Cuiabá) , em breve, começará a ganhar uma pista de pouso e decolagem pavimentada, característica importante para uma região forte no agronegócio. Além disso, a pista irá receber iluminação de última geração e também será construída uma cerca operacional na unidade para dar mais segurança aos usuários.

De acordo o prefeito João Batista Vaz - Cebola, que esteve em Cuiabá na última semana em reunião com o vice-governador Otaviano Pivetta, agendando a assinatura do convênio no valor de 1 milhão de reais para aquisição de produtos betuminosos, a obra terá uma parceria da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Prefeitura de Nova Xavantina e empresários.

 “No projeto, constam investimentos visando melhoria da infraestrutura do aeroporto como o balizamento, pavimentação da pista, construção de cerca operacional padrão e iluminação, entre outras ações que vão modernizar a unidade, já se preparando para o aumento de demanda futura”, disse Cebola.

Cebola disse ser um sonho que está sendo realizado, pois desde sua posse, está correndo atrás desta importante obra para o município, que segundo ele, está localizado em uma região de grande potencial de crescimento do agronegócio.

“Estou muito feliz, pois com esta obra, nossa cidade vai atrair companhias de pequenos e médios portes, provocando futuramente, uma linha direta com grandes centros do país”, ressaltou Cebola.

As obras vão seguir rigorosamente as Legislações Aeronáuticas pertinentes, conforme prerrogativas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Departamento de Controle de Tráfego Aéreo (DECEA).

A pista de pouso e decolagem tem 1.490 metros de extensão por 45 metros de largura e está a 316 metros de altitude. 

Aeroporto

Localizado na Reserva do Parque Municipal da Bacaba, onde se situa o Campus da Unemat de NX, o velho e histórico aeroporto da FAB (antiga base da Força Aérea Brasileira), como é conhecido o aeroporto de Nova Xavantina, vira e mexe sofria interdições, ditadas por inadequações de sua estrutura às normas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão central do Sistema do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), do Ministério da Aeronáutica.

 
 
 Imprimir