Imprimir

Imprimir Notícia

13/02/2020 às 14:00

Estado alerta escolas com o perigo da brincadeira “desafio da rasteira”

Leiagora

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tomou medidas imediatas e preventivas quanto as brincadeiras que proliferam na internet – conhecidas como “desafio da rasteira” ou “quebra-crânio” – entre alunos das escolas públicas e particulares.

Nesta quarta-feira (12), a secretária adjunta de Gestão Educacional, Rosa Maria Luzardo, enviou um orientativo às escolas da rede estadual de ensino, extensivo aos profissionais da educação e comunidade escolar, prevenindo sobre o perigo dessa nova brincadeira.

“A Seduc faz um alerta para sensibilizar os gestores, professores e pais quanto à gravidade dessa brincadeira que inclusive já levou uma pessoa a óbito”, destaca.

Conforme o orientativo, a Seduc “recomenda que todas as unidades escolares e Assessorias Pedagógicas intensifiquem campanhas de informação e conscientização dos alunos e familiares sobre o risco em que podem se colocar ao praticarem esse tipo de conduta, para que presenvem a integridade física própria e dos demais colegas”.

Uma menina morreu em Mossoró depois de bater a cabeça no chão ao cair durante uma brincadeira, na Escola Municipal Antônio Fagundes. 

O caso aconteceu em novembro de 2019, mas veio à tona novamente nesta semana depois das brincadeiras viralizarem. Emanuela Medeiros, de 16 anos, sofreu traumatismo craniano, foi socorrida pela direção e levada ao Hospital, mas não resistiu ao ferimento e morreu. 
 
 Imprimir