Imprimir

Imprimir Notícia

14/02/2020 às 11:34 | Atualizada: 14/02/2020 às 11:37

Fux segue entendimento de PGR e não deixa Éder acessar delação de ex-BicBanco

Camilla Zeni

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, não autorizou o ex-secretário de Fazenda, Éder Moraes, a ter acesso a delação do ex-superintendente do Bic Banco em Mato Grosso, Luiz Carlos Cuzziol. A decisão é de quinta-feira (13).

Éder acionou o STF depois que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) não o deixou ter acesso ao termo de colaboração, homologado no dia 30 de abril de 2019.

O ex-secretário citou o direito à ampla defesa e alegou que precisava conhecer a delação porque, devido a ela, foi alvo de diversas investigações que resultaram em denúncias contra ele na Justiça.

Em caráter liminar, ele tentou até suspender os processos que envolviam a colaboração premiada, até que seu pedido fosse analisado por Fux. Contudo, a liminar foi negada. 

Agora, ao analisar o mérito da ação, Fux destacou que o direito à defesa do ex-secretário não foi cerceado, porque as ações ainda estão em andamento. Ainda, que mesmo não conhecendo o conteúdo integral da delação, que está em sigilo, ele tem acesso integral aos autos de cada investigação. 

A decisão de Fux, publicada no Diário de Justiça desta sexta-feira (14), segue o entendimento do procurador-geral da República, José Bonifácio Borges de Andrada.

Em novembro de 2019 ele também se manifestou por não atender ao pedido de Éder, considerando que a delação é sigilosa. Para o PGR, o acesso do ex-secretário ao documento poderia comprometer as investigações.
 
 Imprimir