Imprimir

Imprimir Notícia

14/02/2020 às 15:22 | Atualizada: 14/02/2020 às 15:24

MP investiga ex-prefeito por suspeita de desvio de dinheiro com evento de carnaval

Camilla Zeni

O ex-prefeito de Várzea Grande Walace Guimarães é investigado pelo Ministério Público de Mato Grosso por suspeita de desvio de dinheiro público por meio de repasses para atividades culturais.

A investigação foi aberta pelo promotor de Justiça Jorge Paulo Damante Pereira, no dia 12 de fevereiro. Inicialmente o Ministério Público investigava supostas irregularidades sanitárias e administrativas em eventos promovidos pelo município. 

Contudo, durante a apuração foi identificada a possibilidade de desvio de dinheiro público por meio de um convênio firmado com a Associação de Cultura e Turismo de Bonsucesso, para a realização de uma festa de carnaval. 


O convênio, nº 11/2014, assinado pelo ex-secretário Cidomar de Arruda Velo e pelo prefeito, garantia o repasse de R$ 70 mil para a associação promover o carnaval no Distrito de Bonsucesso.

No entanto, de acordo com o MPE, a associação não teria prestado contas sobre os gastos que tiveram. No andamento processual, o promotor escreveu: “mesmo com o município cobrando a prestação de contas apenas em 2016, observamos que os gastos são efetuados pela Associação, sem contratação formal ou emissão de nota fiscal pelos prestadores”.

O promotor destacou que, em razão de ser repasse com dinheiro público, a prestação de contas seria o mínimo a ser feito.

Assim, ele pediu que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) forneça uma cópia da auditoria realizada no convênio, e a análise das contas de Várzea Grande daquele ano. O promotor também notificou o ex-prefeito e o ex-secretário, e deu o prazo de 30 dias para que se defendam sobre a investigação.
 
 Imprimir