Imprimir

Imprimir Notícia

15/02/2020 às 17:21

Presidente do PC do B é assassinado a tiros em acampamento rural

Alline Marques

O ativista e presidente municipal do PC do B em Jaciara, Afonso João Silva, foi assassinado na noite dessa sexta-feira (14). O corpo foi encontrado somente na manhã deste sábado, por volta das 9h30, quando os moradores notaram a ausência dele na comunidade. O crime ocorreu no acampamento União da Vitória, localizado aos fundos da Usina Porto Seguro.

A Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de homicídio. De acordo com testemunhas, por volta das 20h de sexta alguns moradores da localidade ouviram disparos de arma de fogo, porém por se tratar de algo corriqueiro já que alguns caçadores constantemente estão na região, não deram a devida importância aos disparos.

No entanto, quando foram à residência de Afonso João Silva, morador do acampamento e líder do movimento do acampamento União da Vitória, o mesmo encontrava-se caído ao solo sem sinais vitais e com marcas de perfurações por arma de fogo.

A Polícia Judiciária Civil e a Politec estiveram no local e devem investigar o crime. O boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia do município.

Afonso ficou conhecido por liderar a luta dos moradores da Associação União da Vitória, que disputavam terras com a Usina Pantanal do Grupo Naoum. A luta já durava quase 20 anos. As terras são de propriedades da União.

Manifestações

A morte do líder causou comoção e alguns agentes políticos já se manifestaram. Um deles foi o deputado estadual Valdir Barranco, presidente do PT em Mato Grosso. Nas redes sociais ele lamentou a morte de Afonso: “infelizmente mais um lutador que tomba na luta pela #reformaagrária. Minha solidariedade à família e amigos. Afonso? Presente! Presente! Presente!”.

Outro que se manifestou na rede social foi o presidente estadual do PC do B, Sérgio Negri. “Tragédia! Hoje no início da manhã, Afonso João Silva, Presidente do PCdoB de Jaciara-MT foi assassinado! Mais um lutador que tomba na luta pela Reforma Agrária!”, escreveu.
 
 
 Imprimir