Imprimir

Imprimir Notícia

19/02/2020 às 17:09 | Atualizada: 19/02/2020 às 17:11

Depois de dizer que colocaram nome na 'boca do sapo', prefeito diz que comentário foi infeliz

Camilla Zeni

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), reconheceu que fez um comentário "infeliz" na manhã desta quarta-feira (19), quando disse que um vereador foi visto "fazendo macumba". 

Segundo Emanuel, o parlamentar teria amarrado seu nome "na boca do sapo" para que um empréstimo que ele pleiteia, de R$ 500 milhões, não acontecesse.

"Eu vejo tanta gente torcendo para dar errado e eu só entregando obra. Está com a cabeça onde esse vereador? Ele está louco para acontecer isso [cancelamento do empréstimo], está rezando. Eu soube até que ele foi visto em um centro de macumba, fazendo macumba. Viram e eu pedi até para terem fotografado. Amarrando o meu nome na boca de um sapo para que esse empréstimo não acontecesse. Eu tenho testemunha disso, mas não vou envolver a pessoa", comentou o prefeito, pela manhã. 

A declaração de Emanuel foi para negar a informação de que a contratação do crédito teria sido cancelada - declaração, aliás, que foi feita pelo próprio secretário de Planejamento, Zito Adrien.

Emanuel, porém, disse que a Prefeitura divulgaria uma nota para desmentir a informação e afirmou que as negociações continuam. "Esse é o maior legado que eu quero deixar para a população cuiabana", comentou.

Em nota enviada à imprensa, o prefeito reconheceu que o comentário sobre a macumba foi infeliz. Disse ainda que respeita todas as religiões e que apenas comentou o que ouviu dizer. Confira a nota na íntegra ao final da matéria.

Empréstimo dolarizado

O empréstimo citado pelo prefeito é considerado polêmico devido ao valor vultuoso contratado em dólares (U$ 115 milhões). A ideia inicial era de que ele fosse aprovado para as obras de 300 anos da Capital - celebrado em abril de 2019.

De acordo com o prefeito, o montante deve ser adiquirido com a Corporação Andina de Fomento (CAF), mas, para isso, enfrenta um longo e burocrático caminho. 

Ele também destacou que o valor anunciado é o momante máximo que poderá ser utilizado, mas que o empréstimo ainda não foi feito.

"A consulta prévia foi aprovada, não quer dizer que o empréstimo foi aprovado. É um longo caminho porque é rigoroso, todas as etapas estão sendo cumpridas", afirmou.

Abaixo, confira a nota oficial da prefeitura:

A respeito da entrevista concedida na manhã deste dia 19/02 sobre uma possível “macumba”. O prefeito Emanuel Pinheiro esclarece que:
- Foi infeliz ao fazer esse comentário;
- Reforça que respeita todas as religiões e que ao falar a palavra “macumba” na forma figurativa, não afirmou em se tratar de nenhuma religião específica, e sim de uma possível intenção de prejudicar a gestão. Até porque, como é de conhecimento geral, a chamada “macumba” não possui vínculo com nenhuma religião;
- Por fim, afirma que comentou algo que vieram lhe relatar, mas que em nenhum momento isso passou a ser relevante dentro da meta de fazer de Cuiabá uma capital mais humanizada e com qualidade de vida para a população.
 
 Imprimir